O presidente americano, Donald Trump, recebeu nesta segunda-feira (18/8) seu homólogo ucraniano Volodymyr Zelensky na Casa Branca para um encontro com mais sete líderes europeus.
Sobre a mesa, o fim da guerra da Rússia contra a Ucrânia, que poderia ocorrer a partir de um possível encontro trilateral entre o americano, Zelensky e o presidente russo, Vladimir Putin.
Trump relatou nesta segunda ter falado com Putin após a reunião, que ocorreu três dias depois de o republicano ter se encontrado com o russo no Alasca, sem que um acordo fosse firmado.
Mais amigável que no primeiro encontro com Zelensky, ocorrido em fevereiro e que terminou em tensão entre ambos, a reunião desta vez teve risadas, troca de cumprimentos e foto de líderes.
Acenando para as possibilidades, Trump prometeu garantias de segurança para a Ucrânia, mas não ficou claro de que forma essa proteção seria garantida, se liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), ou se poderá contar com outro envolvimento americano.