Temperaturas baixas exigem mais atenção ao corpo antes e durante os treinos
Com a chegada do inverno, o corpo tende a ficar mais rígido, exigindo atenção redobrada na hora de praticar atividades físicas para evitar o risco de lesões. Aquecimento adequado, roupas apropriadas e regularidade nos exercícios são medidas importantes para manter a saúde em dia e evitar contusões nesta época do ano.
Segundo Diogo Van Bavel, coordenador do curso de Educação Física da UNINASSAU Rio de Janeiro, treinar sem o preparo adequado em dias frios aumenta as chances de contusões musculares e articulares. “A transferência térmica entre o corpo e o ambiente é maior no frio e isso interfere diretamente na flexibilidade e contração muscular. Se não houver um bom aquecimento, o risco de lesões aumenta bastante. Para prevenir essas situações, é recomendável que o treino seja iniciado com exercícios leves de mobilidade e alongamento”, alerta.
Outro ponto importante são as roupas. É preciso usar peças adequadas, de preferência em camadas. Isso ajuda a manter a temperatura corporal sem provocar superaquecimento. Além disso, a regularidade dos treinos mesmo no frio é essencial para que o corpo continue adaptado e fortalecido. Com atenção e alguns ajustes, é possível garantir uma rotina ativa e segura durante todo o inverno.
A alimentação equilibrada e a escolha de atividades prazerosas também são estratégias importantes, pois ajudam a manter o corpo aquecido e a evitar o sedentarismo, que costuma se intensificar no inverno. Exercícios ao ar livre, quando bem definidos, também são uma boa opção.
“Aproveite os espaços abertos e menos cheios durante essa época. O ar fresco e o movimento ajudam até na melhora do humor. Além disso, sair da rotina e mudar o ambiente do treino pode trazer mais motivação e tornar a prática mais leve e prazerosa, o que contribui para a constância”, conclui.