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Comissão de Defesa do Consumidor na Alepe debate falhas nos serviços de telefonia e internet

Problemas com serviços  de telefonia móvel e internet em Pernambuco motivaram audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa. De acordo com dados do Procon Pernambuco, de janeiro para cá, foram recebidas mais de mil reclamações. Dificuldades de cobertura e de assistência e problemas para cancelar contratos estão entre os principais motivos das queixas .

Segundo o gerente de Atendimento da entidade, Ewerton Farias,as demandas são diárias. “Eu percebo, enquanto Procon, que as empresas têm investido muito nessa resolução de demandas, mas, ainda assim, chega muita coisa para a gente. Então, se chega muita coisa, é porque o consumidor está insatisfeito. Então O Procon serve muito mais do que um órgão de penalidade, é um órgão de interlocução, de intermediação ali entre o consumidor e a empresa.”

Sobre os problemas relacionados à qualidade do sinal, os representantes das companhias presentes no debate, Claro, Tim e Vivo, relataram ações para melhorar o serviço. Mas eles lamentaram as ocorrências crescentes de furtos de fios de cobre e de equipamentos. Gerente de Articulação Regional Nordeste da Vivo, Marcos Almeida informou que a cobertura da companhia, com dois milhões e novecentos mil clientes no Estado, chega hoje a 133 municípios e 144 distritos rurais. Já a Claro chega a 164 municípios pernambucanos, de acordo com a gerente institucional Luana Batista. A maioria, s egundo ela, com sinal 4G. Felipe Leão, gerente da TIM, observou que a operadora possui dois milhões e 800 mil clientes de telefonia móvel, com 100% de cobertura 4G.

O gerente regional da Anatel, Fábio Delmiro Martins, avaliou que o Estado ainda enfrenta desafios estruturais em relação à qualidade da cobertura de telefonia móvel e de conectividade.  “A Anatel, por meio de compromissos assumidos nos editais de licitação, como os do 5G, vem exigindo que as prestadoras de telecomunicações ampliem a cobertura e telefonia móvel em áreas rurais e distritos sede. Além disso, nossos compromissos para atendimento em local de das remotas estão sendo estabelecidos para garantir que 95% da área urbana de todos os distritos-sede sejam atendidas com a tecnologia 4G até o final deste ano.”

O presidente da Comissão de Defesa do ConsumidorJoão Paulo Costa, do PCdoB, anunciou que, além das entidades fiscalizadoras, a Polícia Civil também será convidada para contribuir com os debates.  “Nós vamos criar um grupo de trabalho para fazer essa discussão de forma permanente, com o Procon, a OAB, o Ministério Público, a Anatel e todas as empresas de telefonia móvel, fixo, internet, que estiveram presentes a tim, a vivo e a claro que prestados os esclarecimentos.  Com isso, a gente quer garantir realmente que o consumidor pernambucano possa ter a melhor qualidade possível nos serviços.”

A audiência pública sobre o serviço de telefonia teve ainda a participação de representantes do Ministério Público de Pernambuco e Ordem dos Advogados do Brasil.

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