Afonso Lima é servidor público municipal e profundo conhecedor da politica e legislação, sempre atento e atualizado dos fatos e acontecimentos da politica em toda Petrolina. Por essa razão está sempre trazendo temas de suma importância para todos, inclusive com informações sobre as comunidades e personalidades que atuam na condição e lideranças.
“Como eu havia informado na publicação que fiz ontem, que estou desenvolvendo um projeto que tem como objetivo resgatar a historia dos bairros e associações de moradores de Petrolina, informo que o Líder Comunitário também faz parte.
Na publicação eu listei um bocado de nomes de lideres comunitários que ja faleceram, mas que prestaram relevantes serviços para suas comunidades, e também a Petrolina. E acreditem, foi grande o numero de pessoas que entraram em contato comigo, dizendo que tem outros lideres comunitários que também faleceram que merecem ser citados. É justo e justíssimo, eles também fazem parte da historia de Petrolina, e expliquei que tinha muito mais.
Essas pessoas também perguntaram como seriam feitas as homenagens aos líderes comunitários, em especial sobre a Medalha do Mérito Social e Comunitário – Comissário Jorge Maximiano, quem tem direito e quantos são homenageados.
Como também já explicado, o Dia do Líder Comunitário neste ano de 2025 deverá ser comemorado em 05 de maio(domingo). A lei que criou é de autoria do vereador Manoel da Acosap, no ano de 2013. A lei que criou a Medalha Comissário Jorge, é de autoria do vereador Junior Gás, Vereadora Maria Elena de Alencar, vereador Major Enfermeiro, e do ex-vereador Pé de Galo, do ano de 2021.
Para que vocês tomem conhecimento das normas e requisitos para concessão da Medalha, vou transcrever abaixo o que diz a lei:”
– Fica instituída no âmbito do município de Petrolina a Medalha do Mérito Social e Comunitário – Comissário Jorge Maximiano, a ser concedida anualmente no mês de maio, na semana em que se comemora o Dia do Líder Comunitário.
– Serão concedidas medalhas as lideranças comunitárias, que tenham prestado relevantes serviços na área comunitária e social, contribuindo com o desenvolvimento de Petrolina.
– A medalha será concedida também a pessoas físicas e jurídicas, que tenham desenvolvido ações sociais, em prol das comunidades.
– As homenagens poderão também serem prestadas a pessoas falecidas “in memorian”, podendo os familiares receberem.
– No primeiro semestre de cada ano, no mês em que antecede as comemorações do Dia do Líder Comunitário, deverá ser constituída uma comissão de seis (06) vereadores, para que em conjunto com os representantes das entidades que representam as lideranças comunitárias, possam escolher e definir as pessoas que serão homenageadas.
– o número de pessoas a serem homenageadas, não poderá ser inferior a vinte e três e nem superior a trinta e quatro.
– Junto a outorga da medalha, deverá ser entregue também um certificado da homenagem, do Mérito Social e Comunitário.
Informo ainda, que hoje tive a satisfação de receber a visita em minha residência, do vereador eleito e líder comunitário Roberto da Gráfica, onde falamos sobre esse assunto, e outras ideias que ele tem para apresentação de projetos.