Outros três equipamentos estão sendo construídos em Petrolina, Arcoverde e Caruaru
O município de Barreiros, na Zona da Mata Sul, será o 4º no Estado a ganhar um Batalhão Integrado Especializado da Polícia Militar (Biesp). O Governo do Estado vai investir R$ 15,2 milhões na construção do equipamento, com o objetivo de intensificar o combate à criminalidade a partir do policiamento ostensivo e preventivo. O edital de licitação para contratação da empresa que ficará responsável pelas obras já foi publicado no Diário Oficial do Estado. Os Biesps de Petrolina, Arcoverde e Caruaru já estão em obras.
Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, a implantação do Biesp em Barreiros reforça a importância da interiorização da segurança pública em Pernambuco. “Estamos levando investimentos, estrutura e policiamento qualificado para todas as regiões do Estado. Com esse batalhão especializado, ampliamos a presença policial e fortalecemos o combate à criminalidade também na Zona da Mata Sul, garantindo mais segurança para a população”, ressaltou.
O Biesp de Barreiros terá 2,4 mil m² de área construída, dentro de um terreno de 10,2 mil m² localizado no centro da cidade. O batalhão terá atuação ampla, incluindo policiamento com motos, radiopatrulhamento, policiamento de Choque, policiamento com cães e policiamento de trânsito, além de instalações modernas, com canil, quadra poliesportiva e piscina.
“O Biesp é um batalhão especializado, que terá um papel fundamental para o combate à criminalidade não só em Barreiros, mas em toda a Zona da Mata Sul do Estado. Estamos falando de um equipamento que vai concentrar os mais diversos tipos de policiamento, podendo fazer ações mais assertivas na região”, destacou o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro. “É importante frisar, também, que o Estado tem, hoje, um modelo padronizado de novos batalhões, desenvolvidos a partir de muito planejamento”, acrescentou.
O acompanhamento da obra será feito pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O prazo para conclusão é de oitos meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço. “A construção do Biesp de Barreiros entra no rol de obras dos diversos equipamentos da área de defesa social que estão dando uma nova perspectiva de infraestrutura de segurança pública em Pernambuco. São dezenas de delegacias, batalhões de Polícia e Bombeiros Militares, Centros de Polícia Científica e complexos penitenciários que contam com a expertise da Cehab, no monitoramento e na fiscalização, para uma execução mais célere e de melhor qualidade”, afirma o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.
Blog do Didi Galvão

