Entre mercados públicos e obras de infraestrutura em Distritos Indutriais, Governo de Pernambuco, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), realiza investimentos por todo o estado
O Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), está investindo cerca de R$ 40 milhões em obras de infraestrutura em todo o Estado. Os aportes são direcionados para Distritos Industriais e requalificação de espaços públicos em diversos municípios. De 2023 para cá, já foram concluídas 14 obras com aplicação de outros R$ 30 milhões.
Em 2025, a Adepe toca obras nos Distritos Industriais de Palmares, de Exu e de Caruaru e nos seguintes Mercados e Feiras: Canhotinho, Catende, Cortês, Arcoverde, Riacho das Almas, e Jaboatão dos Guararapes. Nos Distritos, os investimentos vão para construção de acessos e requalificação de ruas e avenidas. Já em mercados e feiras, as obras são de construção de cobertas e banheiros públicos e requalificação de instalações elétricas, iluminação, pinturas, entre outros.
Entre as obras já concluídas pela Adepe, estão: Mercados e Feiras – Reforma do Pátio de Feiras e Eventos de Afrânio; Central de Distribuição em Mirandiba; Centro Comercial/Empório de Pesqueira; Reforma do Açougue Público São Bento do Una, Pátio da Feira de Surubim, Reforma e Reestruturação do Açougue Público de Taquaritinga do Norte; Reforma e ampliação da Feira Animais de Tabira e Mercado Gastronômico de Bezerros; Distritos Industriais/Polos Empresariais – Acesso Polo Empresarial de Exu; Acesso ao Polo Empresarial de Escada; Melhorias na infraestrutura do Polo Empresarial de Bonito; Recuperação de ruas do Distrito de Abreu e Lima; Acesso ao Polo Empresarial de Lagoa Grande; Restauração de rua do Distrito Industrial de Abreu e Lima.
Com foco em impulsionar o desenvolvimento local, a Adepe está empenhada em melhorar feiras, mercados públicos e estruturas, além de tocar obras em Distritos Industriais/Polos Empresariais que abrigam indústrias e empresas em todo o Estado.
Na Região Metropolitana do Recife (RMR), a Adepe reforma, em Jaboatão dos Guararapes, dois mercados públicos e uma feira. Na Zona da Mata Sul, a Adepe requalifica o Mercado de Carne de Catende e o Mercado Público Vereador Rui Emídio da Silva, em Cortês, além de implantar um acesso viário para o Distrito Industrial de Palmares.
No Agreste, estão sendo reformados: Mercado Público de Canhotinho, além da pavimentação e drenagem de diversas ruas no Distrito Industrial de Caruaru. Nos mercados, as melhorias são realizadas nas cobertas, banheiros, instalações elétricas e iluminação, hidrossanitárias, pinturas, entre outros. Em Riacho das Almas, a governadora Raquel Lyra já assinou licitação para a construção da coberta do Pátio da Feira de Riacho das Almas. O espaço também ganhará banheiros públicos. A modernização promoverá conforto e segurança para os comerciantes e públicos em geral.
“A Adepe apoia projetos que desenvolvam os municípios, atentos à vocação dessas cidades. As feiras e mercados que existem nos municípios pernambucanos são um vetor do desenvolvimento econômico, por isso estamos fazendo diversas reformas nesses espaços. Impulsionar nossa economia, além de trazer grandes empresas, é também sobre apoiar os negócios que movimentam os comércios locais”, pontuou André Teixeira Filho, diretor-presidente da Adepe.
Já no Sertão, a Adepe toca a reforma do Mercado Público de Cereais Joel Vilela da Silva, em Arcoverde, com o intuito de promover a modernização das instalações e melhoria das condições para os comerciantes, agricultores e a comunidade em geral. Em Exu, está em andamento a construção de um galpão em Exu que vai facilitar a atração de empresas ao município, gerando mais emprego e renda.
DISTRITOS INDUSTRIAIS – A Adepe administra mais de 30 Distritos Industriais/Polos Empresariais em cidades como Petrolina, Araripina, Serra Talhada, Moreno, São Lourenço da Mata e Paulista. Atualmente a Agência toca obras que beneficiam empresas em todo o Estado.
PROGRAMA DE SUPORTE AOS MUNICÍPIOS – As obras de infraestrutura realizadas pela Adepe nos municípios fazem parte do Programa de Suporte aos Municípios (PSM), cujo objetivo é fortalecer e focar nas atividades econômicas terciárias, incentivando a retomada da economia local. O intuito é atender as demandas dos municípios que apresentam seus projetos fundamentados, visando, em sua grande maioria, intervenções em equipamentos públicos subutilizados, depreciados ou desativados.