Com atuação da OAB-PE, CNJ suspende prazo de implementação de resolução sobre sustentações em vídeo

Após atuação da OAB-PE em conjunto com o Conselho Federal e as outras 26 seccionais da OAB, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendeu os prazos de implementação da Resolução 591/2024 nos órgãos do Judiciário. A decisão foi tomada na noite dessa quarta-feira (29) pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso.

A norma definia como regra em todos os tribunais a apresentação das sustentações em vídeo gravado, de modo assíncrono, contrariando a prerrogativa da advocacia de optar pela apresentação presencial, nas sessões de julgamento. A decisão do CNJ faz com que a norma não entre em vigor nesta segunda-feira (3/2).

Em menos de um mês de gestão, a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, se une à OAB Nacional e atua no CNJ para lutar pelo direito da advocacia em sustentar oralmente.

A presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, afirma que “o uso da sustentação oral nos tribunais é a garantia de que os cidadãos brasileiros têm seus direitos defendidos de forma clara, justa e objetiva. A defesa não pode ser feita, obrigatoriamente, por meio de gravações”.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, diz que “o compromisso da Ordem é com a defesa intransigente da advocacia e da cidadania, sem qualquer viés político ou ideológico”. Ele ainda explica que essa não é uma disputa entre componentes do Sistema de Justiça, “mas uma luta legítima pelo direito constitucional da advocacia de atuar de forma plena e independente na defesa da sociedade”.

Na decisão, o CNJ esclareceu que os tribunais podem ampliar as hipóteses de destaque nos julgamentos eletrônicos, permitindo, por exemplo, o destaque automático a pedido das partes. O ministro Barroso ressaltou que “o CNJ permanecerá atento para que as prerrogativas da advocacia sigam sendo respeitadas, e para isso conta com a OAB”.

A OAB-PE está fortemente engajada na mobilização em defesa da sustentação oral, reafirmando seu compromisso com a defesa intransigente da advocacia. “Seguiremos atuando para nos contrapormos a qualquer medida que possa comprometer o papel do advogado na busca por justiça“, afirma Ingrid Zanella.

Foto: Vivian Ramos/OAB-PE

Verifique também

Movimentação na Delegacia de Policia Civil de Belém do São Francisco gera especulação da população nas redes sociais

População de Belém do São Francisco, sertão do estado de Pernambuco, ainda está em choque …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online