A região do Vale do São Francisco no Estado de Pernambuco, sempre foi bem assistida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). A 3ª SR com sede na cidade de Petrolina, tem sua marca registrada em todos os municípios da região. O órgão sempre foi administrado por indicação política, até mesmo no período em que esteve nas mãos do deputado Fernando Monteiro a Codevasf cumpria seu papel.
Por se tratar de um órgão federal as indicações normalmente são feita por aliados do Governo Federal, atualmente o Superintendente da 3ª SR em Petrolina é Edilazio Wanderley, indicação do Senador da República Humberto Costa (PT). Lideranças políticas de toda região que a princípio deveria ser assistida pela Codevasf, vem manifestando inquietação por considerar o órgão federal ausente e distante de cumprir seu verdadeiro papel.
Um prefeito de município da região reeleito em 2024 e que é aliado histórico do Presidente Lula, disse em caráter reservado que até sente falta do tempo que a Codevasf era comandada por Fernando Bezerra Coelho. Ele disse ainda que não entende porque a Codevasf em Petrolina foi para as mãos do senador Humberto Costa, ou ainda porque o senador não fez uma indicação de alguém próximo da realidade do sertão pernambucano.
O gestor municipal fez questão de ressaltar que o tratamento dado por Edilazio Wanderley, atual Superintendente do órgão federal é o melhor possível. Para o prefeito é como se o Edilazio fosse o gerente de uma bodega sem mercadoria nas prateleiras, faz todo esforço para atender bem o cliente e não pode fazer nada. Todos que estiveram na Codevasf em contato com o Blog, ficaram com a mesma impressão sobre a estatal em Petrolina.