Circuito de formações para o 20º Concurso de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco

Pesqueira será o primeiro município contemplado pela ação, com encontro marcado para esta quinta-feira (27/03)

O 20° Concurso de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco – RPV 2025 abre as inscrições no próximo dia 09 de abril e segue até às 17h do dia 25, exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco. E, com o objetivo de incentivar mestres, mestras e grupos da cultura tradicional e popular do Estado a se candidatarem ao título, o Governo de Pernambuco, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Secretaria de Cultura do Estado, realizará um ciclo de formações para elucidar as pessoas interessadas sobre quais os procedimentos necessários para a habilitação no certame.

As formações serão realizadas pela equipe da Gerência de Patrimônio Imaterial (GPI) da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) da Fundarpe, com a atuação das assessoras técnicas Jan Ribeiro, Rosely Bezerra e Aline Bomfim. As articulações foram realizadas com fazedores (as) de cultura de cada região, lideranças e com o poder público local.

A primeira etapa do circuito contemplará o município de Pesqueira, com formação nesta quinta-feira (27/03), a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Educação; em seguida, a cidade de Palmares sedia o grupo no Cine Teatro Apolo, dia 02 de abril, também a partir das 14h; e por último o município de Camaragibe, no dia 08 de abril, a partir das 18h30, com encontro marcado no Cine Teatro Bianor Mendonça. As formações serão realizadas por etapas, antes e durante o período de inscrições. Para participar não são necessárias inscrições prévias, basta o público interessado comparecer no local.

Durante os encontros, serão detalhados os documentos exigidos para participação no 20° Concurso de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco e o passo a passo para obter as comprovações solicitadas. Além disso, haverá um espaço de diálogo onde os (as) participantes poderão tirar dúvidas diretamente com os (as) responsáveis pelo concurso. Os (as) dez novos Patrimônios Vivos de Pernambuco registrados (as) receberão bolsas de auxílio financeiro destinadas à manutenção de suas atividades culturais.

Além de mestras, mestres e grupos da cultura tradicional e popular de Pernambuco, também poderão participar dos eventos produtores (as) culturais, pesquisadores (as) da área de conhecimento e demais interessados (as) que possam auxiliar os (as) fazedores de cultura na inscrição do edital do 20º Concurso de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco – RPV 2025.

“Estamos na expectativa de alcançar o maior público possível nas ações formativas, pois é nesta fase em que temos a oportunidade de sanar dúvidas sobre todo o processo de inscrição e exigências do edital, além de conhecer e dialogar com os interessados. Para nós, é de extrema importância a participação dessas grandes personalidades da nossa cultura tradicional e popular no Concurso do Registro do Patrimônio Vivo, tendo como resultado a titulação desses mestres, mestras e grupos, como forma de  reconhecimento do valor do seu legado e da sua contribuição para a transmissão desses conhecimentos às gerações”, expressa Renata Duarte Borba, presidente da Fundarpe.

Verifique também

Pai e filho se reencontram após 30 anos; Edson Nogueira viajou de Belém-PA para rever Djailson em São Paulo

Um momento emocionante marcou o reencontro entre Djailson, filho do saudoso Duda Pedreiro, e seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online