Cerca de 1.500 aparelhos celulares devolvidos a vítimas de roubo, furto ou extravio em todo o Estado

Mutirão acontece nesta terça-feira (21), em todas as regiões de PE

Nesta terça-feira (21), a Polícia Civil de Pernambuco realiza mutirão para a devolução de aproximadamente 1.500 aparelhos recuperados, garantindo que retornem aos seus legítimos proprietários. A iniciativa faz parte do Programa Recupera, que, em conjunto com o Programa Alerta Celular, facilita a identificação e devolução dos dispositivos localizados após ações policiais.

O funcionamento do Programa Recupera é simples: com base no número de IMEI e nas informações registradas nos boletins de ocorrência, a Polícia Civil consegue rastrear onde e por quem o celular está sendo utilizado. Quando o aparelho é identificado, a pessoa que está com ele recebe uma mensagem via WhatsApp, informando que se trata de um produto roubado e orientando a comparecer, de forma espontânea, à delegacia indicada para realizar a devolução.

Dessa forma, as forças de segurança atuam de maneira integrada em duas frentes: a PMPE segue realizando abordagens durante as rondas ostensivas nas ruas, verificando se o celular tem registro de furto ou roubo no Sistema Alerta Celular; e a PCPE faz o cruzamento de dados que possibilita a recuperação dos aparelhos. O foco principal é ampliar o número de devoluções de aparelhos e restringir o comércio ilegal de celulares em Pernambuco.

A Polícia Civil reforça que os contatos realizados no âmbito do Programa Recupera são feitos exclusivamente por meio de mensagens claras, diretas e seguras. O objetivo é apenas orientar sobre a devolução do aparelho, sem qualquer solicitação de dados sigilosos.

“A Polícia Civil, em nenhuma hipótese, solicita dados pessoais, bancários ou informações sigilosas por meio do WhatsApp, redes sociais ou e-mail. Caso receba qualquer mensagem de um suposto policial civil, a orientação é: não forneça dados sensíveis, não realize transações financeiras e não clique em links que redirecionem a sites, aplicativos ou formulários externos. A conduta correta é procurar diretamente a delegacia para regularizar a situação”, reforça a delegada Kelly Luna, diretora adjunta da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM/PCPE).

Polícia Civil de Pernambuco

Verifique também

Adriana Vasconcelos toma posse como superintendente da Polícia Federal em Pernambuco

Há mais de 20 anos na Polícia Federal (PF), Adriana Albuquerque de Vasconcelos tomou posse …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online