Equipamento vai ampliar ainda mais a capacidade da cidade de receber grandes eventos e movimentar a economia local
A reforma e ampliação do Centro de Convenções de Petrolina promete dar um novo impulso ao turismo na principal cidade do Sertão pernambucano. Com a primeira etapa em fase de conclusão, o equipamento deverá transformar o município em um dos principais destinos para feiras, congressos e eventos no interior do Nordeste.
Com estrutura moderna e localização estratégica, o novo centro foi planejado para atender à crescente demanda por espaços qualificados para encontros corporativos e eventos de médio e grande porte. A expectativa da Prefeitura Municipal é que o equipamento impulsione o turismo de negócios e fortaleça ainda mais setores importantes da economia local, como hotelaria, gastronomia, transporte, comércio e serviços.
A aposta no turismo de eventos não é por acaso. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, esse tipo de atividade tem alto impacto econômico. Um exemplo recente é o São João de Petrolina, que em 2025 movimentou cerca de R$ 320 milhões durante todo o ciclo junino. Além disso, o turismo de negócios atrai um público com maior poder de consumo e contribui diretamente para a geração de empregos e renda.
O projeto contempla a requalificação da estrutura existente, com climatização do pavilhão de eventos, construção de três auditórios, ampliação do estacionamento, construção de um novo Memorial Nilo Coelho e o equipamento ganhará um novo espaço cultural: um teatro com capacidade para 750 pessoas.
Com o novo Centro de Convenções, Petrolina se prepara para entrar, de forma definitiva, no circuito nacional de grandes eventos, ampliando sua visibilidade e consolidando sua vocação como cidade polo do interior nordestino.