A iniciativa entre as instituições terá duração inicial de cinco anos
Com foco na valorização do patrimônio arquitetônico e na promoção da cultura pernambucana, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) e a Fundação Gilberto Freyre assinaram, na última sexta-feira (12), um Termo de Cooperação Técnica que une esforços institucionais em prol da memória, da cidade e da valorização profissional.
A parceria prevê o desenvolvimento de ações conjuntas em áreas como educação patrimonial, promoção de eventos e seminários, incentivo à elaboração de projetos inovadores e sustentáveis, além da valorização de boas práticas na restauração e conservação de bens históricos — tombados ou não — no território pernambucano.
“A Fundação Gilberto Freyre é um dos pilares da preservação cultural em nosso estado. Esta parceria reforça o compromisso do CAU/PE com a valorização da arquitetura e urbanismo como agentes de transformação social”, destacou o presidente do CAU/PE, Roberto Salomão.
Já o presidente da Fundação, Fernando de Mello Freyre Filho, afirmou que a colaboração com o CAU/PE amplia o alcance das ações culturais da instituição e potencializa o legado de Gilberto Freyre na compreensão dos espaços, das casas e da cidade brasileira.
A iniciativa terá duração inicial de cinco anos, com possibilidade de prorrogação. O acordo não prevê repasse financeiro entre as instituições, mas sim o compartilhamento de esforços e competências técnicas e institucionais.