Basta voltar no tempo só um pouquinho e relembrar a tragédia que foi a Covid-19 no Brasil, tudo começou quando se anunciou os primeiros casos da doença no mundo no final de 2019
O ano era 2019 e os primeiros casos da doença foram anunciados no final do mesmo ano, como o Brasil tinha uma festa gigantesca a ser realizada, o médico de renome Dr. Drauzio Varella, foi o ‘garoto propaganda’ de campanha para acalmar a população, com vídeo circulado em cadeia nacional. A fala do médico foi às redes sociais em 30 de janeiro de 2020, pouco tempo depois veio à festa de carnaval e o resultado todo mundo já sabe.
Estamos em 2025 e as vésperas da festa de milhões nas ruas, só para ser mais preciso o carnaval já começou em muitas cidades do País. 5 anos depois do inicio da tragédia a população está assombrada, as autoridades não falam nada e o número de casos estão aumentando, inclusive com várias mortes, muitas delas nem comentadas. Que não seja igual ao seu antecessor que desdenhou do caso, o presidente Lula deveria fazer um pronunciamento oficial a Nação tratando sobre o tema.
No estado do Tocantins a situação vem merecendo a atenção das autoridades, isso em consideração ao aumento no número dos casos de Covid-19 na região. Pelo menos três cidades do estado já anunciaram cancelamento das festividades de carnaval, foi o caso de Araguaína; Porto Nacional e Miranorte. Medidas prudentes adotadas pelos prefeitos dessas cidades, tudo para evitar consequências maiores e outra tragédia.
A Prefeitura do Município de Porto Nacional (TO), decretou uso de máscara em órgãos públicos, escolas e hospitais. O uso de máscara voltou a ser obrigatório em todos os órgãos públicos, serviços de saúde e educação públicos e privados de Porto Nacional, conforme decreto assinado pelo prefeito Ronivon Maciel (União). A medida também cancelou as festividades de Carnaval deste ano por causa do aumento de casos de Covid-19 no município.
A Secretária de Saúde de Cabrobó, Fernanda Torres, afirmou ao Blog que no município há 9 casos ativos. Por meio das redes sociais, médicos da região estão alertando a população para se protegerem, pois os casos de Covid-19 estão aumentando.