Todas as pessoas que prestaram o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) podem acessar, a partir das 10h desta terça-feira, 10 de setembro, as imagens digitalizadas dos cartões de resposta preenchidos durante a aplicação das provas em todo o país. As interessadas poderão acessar o material na área do candidato, mesma página em que foi realizada a inscrição para o certame.
Com cerca de 1 milhão de participantes, o Concurso unificado se consagrou como a maior seleção pública da história do país, com provas aplicadas em 228 cidades brasileiras. O “Enem dos Concursos” (como também ficou conhecido) contou com inscrições de 2,1 milhões de brasileiros e brasileiras. São 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais. Em todo o Brasil, 228 cidades receberam as provas. Foram cerca de 3,6 mil locais de aplicação, distribuídos entre escolas e instituições de ensino superior. Aproximadamente 72 mil salas foram reservadas para o certame.
“O espírito de uma inovação do serviço público sendo fruto de um trabalho coletivo como esse é o que a gente quer passar para essas pessoas que estão se candidatando. É um espírito de dedicação, de serviço público de verdade, e com a sensação muito boa da gente poder servir a população do nosso país para fazer uma transformação verdadeira na qualidade de vida da população”, afirmou a ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), durante entrevista concedida no dia das provas, em 18 de agosto.
A digitalização dos cartões de resposta teve início na primeira semana de setembro, na sede da Fundação Cesgranrio, com o término da logística reversa que realizou o recolhimento de 100% dos cartões, além de provas e materiais administrativos utilizados durante a aplicação do CPNU. A digitalização garante que todos os registros serão preservados de forma adequada e que o acesso às informações fique assegurado.
ETAPAS SEGUINTES — As notas finais das provas objetivas e a nota preliminar da discursiva serão divulgadas dia 08 de outubro, com dois dias para pedidos de revisão das notas da discursiva: 8 e 9 de outubro. Também no dia 08 de outubro, será feita a convocação para o envio de títulos pela internet.
A divulgação do resultado definitivo da seleção está prevista para 21 de novembro. Já a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação inicia em janeiro de 2025.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República