Câmara dos Deputados aprova urgência de projeto da anistia

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17), a urgência do projeto que anistia os condenados por atos antidemocráticos. Foram 311 votos favoráveis, 163 contrários e sete abstenções.

A aprovação ocorre após meses de impasse e intensa pressão da oposição.

Na prática, a medida acelera a tramitação da matéria na Câmara. Apesar de ainda não haver acordo quanto à votação do mérito da matéria, a aprovação da urgência representa um avanço na articulação da oposição.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocou sessão plenária na noite desta quarta e incluiu o requerimento de urgência da anistia como único item da pauta. A decisão ocorreu após reunião com as lideranças partidárias da Casa.

Ao anunciar a decisão por meio das redes sociais, Hugo Motta afirmou que “o Brasil precisa de pacificação e de um futuro construído em bases de diálogo e respeito” e que “o país precisa andar”.

“Temos na Casa visões distintas e interesses divergentes sobre os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023. Cabe ao Plenário, soberano, decidir”, completou.

Hugo ainda se comprometeu a escolher um relator que trabalhará em um substitutivo para o projeto de lei que encontre o apoio da maioria ampla da casa. O nome do escolhido deve ser anunciado nesta quinta-feira (18).

O PL da Anistia é encampado pela oposição como forma de anistiar Jair Bolsonaro (PL). Na última semana, o ex-presidente foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a mais de 27 anos de prisão por participação em plano de golpe de Estado.

Verifique também

Presidente da Câmara de Cedro sofre nova derrota na Justiça ao tentar reverter liminar que suspendeu CPI

O presidente da Câmara de Vereadores de Cedro, Tiago de Vilmar (Avante), sofreu uma nova …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online