Foi realizada nesta terça-feira (03/09) a 6ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2024, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais conduziu os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de 6 dos 9 vereadores.
Os vereadores que fizeram uso da palavra, apresentaram e comentaram demandas da população que visam melhorar o bem-estar e qualidade de vida, do povo orocoense.
MATÉRIAS VOTADAS:
Indicação N° 071/2024 | A Vereadora MARIA VALKIRIA ALVES AMANDO – indica à mesa Diretora, após cumpridas às formalidades regimentais e ouvido o douto e soberano plenário, conforme prevê o artigo 122 do regimento interno desta casa legislativa, solicita que seja oficializado ao Excelentíssimo Prefeito o Senhor GEORGE GUEBER CAVALCANTE NERY, extensivo a Secretaria Municipal de Educação ,a Senhora MARIA BRANDÃO, extensivo ao Secretário Municipal de Obras e serviços públicos, o senhor PEDRO BELARMINO NETO, que os próprios tomem as devidas providências para viabilizar a destinação de um veiculo para atender a demanda dos estudantes da Fazenda Barrinha até a Escola Municipal Candido Leão, localizado no Assentamento Bom Jesus.
JUSTIFICATIVA: Essa proposição se faz necessária em razão da sua grande importância, tendo em vista, que de acordo com a Constituição Federal de 88, o aluno de escola pública tem o direito ao transporte escolar.
Indicação N° 068/2024 | A Vereadora JESSICA CAVALCANTE DE OLIVEIRA – indica à mesa Diretora, após cumpridas às formalidades regimentais e ouvido o douto e soberano plenário, conforme prevê o artigo n° 122 do regimento interno desta casa legislativa, que seja oficializado a Excelentíssima Governadora do Estado de Pernambuco, a senhora RAQUEL LYRA, extensivo ao Excelentíssimo Presidente da República Federativa do Brasil, o senhor LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, no sentido de que os mesmos possam interceder em CARÁTER DE URGÊNCIA no que tange ao corte de eletricidade na bomba de abastecimento hídrico do sistema dos reassentados de Itaparica. Sugerindo que os mesmos possam reunir-se para discutir essa problemática a curto e longo prazo, sendo destacada a necessidade de renegociar o acordo que os reassentados tem com a Chesf, para maior efetividade.
JUSTIFICATIVA: A atual situação é de extrema urgência, uma vez que a água que abastece esses projetos de irrigação é para o uso doméstico e uso nas plantações, comprometendo a dignidade daqueles que depende da água como fonte de vida. São escolas paradas, postos de saúde sem poderem manter seu pleno funcionamento, plantações morrendo mesmo com tanto investimento de seus agricultores, famílias passando necessidades hídricas de consumo humano e grandes impactos financeiros. Clamamos a intervenção do Excelentíssimo Presidente e da Excelentíssima Governadora do estado de Pernambuco para que possam ajudar esses reassentados que tanto padecem com esse problema, onde outrora tiveram que sair de suas casas, largar tudo que tinham para um bem comum e agora encontram-se desassistidos.