Foi aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) Projeto de Lei nº 2690/2025 que trata da criação da Rota Turística do Cangaço no estado, iniciativa tem como proposito valorizar o patrimônio cultural de municípios sertanejos com ligação histórica com o movimento do cangaço liderado por Lampião.
A nova Lei contempla 15 municípios: Floresta, Ibimirim, Carnaubeira da Penha, Betânia, Cabrobó, Tacaratu, Serra Talhada, Mirandiba, Calumbi, Flores, Afogados da Ingazeira, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte e Paranatama.
Entre as diretrizes da Rota estão a promoção e divulgação do turismo, o fomento a eventos culturais e gastronômicos, o incentivo à capacitação profissional, o estudo de incentivos fiscais para o setor, e o fortalecimento da cadeia produtiva ligada ao turismo e à cultura local.
Para Fabrizio Ferraz, a criação da Rota do Cangaço representa um marco para o turismo do Sertão. “Essa lei reconhece a força histórica e cultural dos municípios que mantêm viva a memória do cangaço e do povo sertanejo. Além de preservar essa identidade, ela cria oportunidades reais de emprego, renda e desenvolvimento sustentável para a região”, destacou o parlamentar.
Com a nova legislação, o Poder Executivo deverá regulamentar as ações necessárias à implementação da rota, integrando diferentes setores e incentivando políticas públicas voltadas para o turismo histórico e cultural.
Blog do Didi Galvão

