Uma missa reuniu na tarde desta quinta-feira (17), funcionários do Hospital Dom Malan, da rede pública estadual de saúde, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A celebração marcou os 93 anos de fundação do HDM que é administrado pelo Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz – Ismep.
A celebração de ação de graças foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Carlos Cruz Santos, que ressaltou a importância do HDM na preservação da vida. Em seguida, uma comemoração foi realizada entre os participantes e o bolo de aniversário foi cortado pela a Irmã Lúcia Barbosa de Oliveira, Medianeira da paz.
História
O Hospital Dom Malan foi inaugurado em 1931 e nasceu como Hospital Nossa Senhora da Piedade. Para que a obra fosse concluída, o Bispo de Petrolina, Dom Idílio José Soares, vendeu sua cruz de bispo, uma jóia feita em ouro e diamante e doou o dinheiro da venda para a construção do hospital.
Referência no atendimento de mulheres e crianças na região do Vale do São Francisco, a unidade tem clínicas de internamento (Alto-risco, Maternidade, Ginecológica, Berçário, Alojamento canguru e Pediatria), além do Pronto Socorro Infantil- PSI, Triagem Obstétrica, UTI Pediátrica e UTI Materna. O Hospital atende pacientes de 53 municípios na Rede PEBA (dos hospitais de Pernambuco e Bahia) e realiza em média 550 partos por mês.
Assessoria de Comunicação do HDM