O ator Wagner Moura ganhou neste domingo (11/1) o Globo de Ouro 2026 na categoria melhor ator de drama por seu trabalho no filme O Agente Secreto.
Foi a primeira vez que um brasileiro concorreu ao Globo de Ouro nessa categoria e já na estreia saiu-se vitorioso.
Em 2016, Moura concorreu a um Globo de Ouro como melhor ator em série de drama por sua interpretação em Narcos, mas perdeu o prêmio para Jon Hamm, de Mad men.
“É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, disse.
“E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”, completou em português.
Em 2025, a brasileira Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro como melhor atriz de drama por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui.
O filme de Walter Salles também concorreu como melhor filme em língua não-inglesa, mas perdeu o prêmio para Emilia Pérez.
O Agente Secreto ainda fez história ao se tornar o primeiro filme brasileiro a ganhar dois prêmios no Globo de Ouro ao vencer também como melhor filme em língua não inglesa.
O filme de Kléber Mendonça Filho marca o retorno de Wagner Moura ao cinema brasileiro após 11 anos envolvido com produções internacionais.
A sua última atuação foi em Praia do Futuro, de Karim Aïnouz. “Não tinha momento melhor para voltar a filmar em português”, disse em entrevista à BBC News Brasil em dezembro de 2025.
Para Wagner, “o filme é sempre a mistura entre o que um diretor e o roteirista querem dizer com o tempo em que esse filme é apreciado pelo público”.
O triunfo de Moura neste domingo é mais uma conquista para O Agente Secreto. O filme chegou ao Globo de Ouro já tendo mais de 50 prêmios nacionais e internacionais no currículo.
Blog do Didi Galvão

