Alanny Sthefany Santos competirá na classe T20, destina a atletas com deficiência intelectual.
A atleta Alanny Sthefany Santos, da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), foi convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para integrar a delegação que disputará os Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025, entre 31 de outubro e 9 de novembro, em Santiago, no Chile. Ela competirá na classe T20, destinada a atletas com deficiência intelectual.
“Já estava bastante ansiosa pela convocação. Fiquei muito feliz quando recebi a notícia, porque me dediquei muito para conquistar essa vaga. Foi um alívio saber que o esforço valeu a pena. Tenho certeza de que é mais uma de muitas que ainda virão”, destacou a atleta.
Natural do projeto N10, na zona rural de Petrolina, Alanny, de 19 anos, é considerada uma das promessas da APA no paratletismo. Ela já acumula conquistas importantes na carreira: em 2022, conquistou o ouro no salto em distância e a prata na junção das provas de 100 e 400 metros no Mundial Escolar, realizado na França. Em 2024, voltou a se destacar nos Jogos Escolares Mundiais, no Bahrein, garantindo o ouro nos 400 metros, e posteriormente, sagrou-se campeã brasileira adulta também nos 400 metros.
A apresentação de Alanny para integrar a delegação brasileira está programada para o dia 29 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.