A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, nesta quarta-feira (2), uma sessão solene em comemoração aos 190 anos da Casa Joaquim Nabuco. O evento ocorreu no auditório Sérgio Guerra e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de apresentações culturais.
A mesa de honra foi composta pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB); pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Fausto Campos; pelo chefe da Casa Civil do Governo de Pernambuco, Túlio Vilaça, representando a governadora Raquel Lyra (PSD); pelo comandante do II COMAR, Marcello Lobão Schiavo; pelo general de Brigada, José Fernandes Carneiro; pelo conselheiro Carlos Neves, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE); pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), José Paulo Cavalcanti Xavier Filho; pela sub-defensora geral, representando a Defensoria Pública de Pernambuco; e pelo secretário de Articulação Política e Social do Recife, Gustavo Monteiro, representando o prefeito João Campos (PSB).
Durante a sessão, o presidente da Alepe, Álvaro Porto, destacou a relevância histórica da Casa e a importância da atuação parlamentar ao longo dos anos. Em seu discurso, ressaltou a continuidade do trabalho realizado pelos deputados que o antecederam e mencionou nomes como Eriberto Medeiros, Romário Dias e Guilherme Uchoa.
“Estamos aqui, com os pés fincados no presente e tendo a honra de dar continuidade a esta história. Miramos o futuro, sem deixar de homenagear e reconhecer o legado dos inúmeros deputados e servidores que por aqui passaram e deram sua contribuição à Casa”, afirmou.
Porto também reforçou a importância do diálogo institucional entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, “sempre respeitando a autonomia de cada um”.
O líder da oposição na Alepe, Diogo Moraes (PSB), destacou a trajetória histórica do Parlamento estadual e sua atuação em momentos marcantes do Brasil.
“Ao longo destes 190 anos foram muitos os fatos históricos que marcaram este poder. A Alepe esteve presente em momentos desafiadores como a Revolução Praieira, de 1848. No plenário deste parlamento ecoaram algumas das mais fortes vozes que lutaram pelo fim da escravidão e que se insurgiram contra regimes de exceção como o Estado Novo e o golpe militar de 1964”, afirmou.
Representando a liderança do governo Raquel Lyra na Casa, o deputado Pastor Cleiton Collins (PP) destacou a relação do Legislativo com a população.
“Esta Casa sempre se colocou aberta ao povo. São 190 anos de luta pelo povo pernambucano, 190 anos de trabalho, dedicação, exemplo e zelo pelo povo de Pernambuco. Parabéns à Casa e ao povo do Estado, que coloca os melhores homens e mulheres neste parlamento”, disse.
A programação da solenidade incluiu o lançamento da nova marca da Alepe, inspirada na “força do povo pernambucano e na arte popular”. Também foi exibido um vídeo institucional produzido pela Superintendência de Comunicação, destacando as atividades do Parlamento e suas iniciativas sociais.
Na parte cultural, o maestro e violonista Cláudio Almeida foi responsável pela execução dos hinos Nacional e de Pernambuco, enquanto os cantores Petrúcio Amorim e Maciel Melo se apresentaram, assim como o Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Alepe, que interpretou um repertório com ritmos regionais.