O Rio São Francisco é de fato uma riqueza dos brasileiros, em especial para Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Após a transposição das águas do Velho Chico, pelo menos mais três estados já podem contar a riqueza do Rio da Integração Nacional.
O Velho Chico além de saciar a sede de milhões de Nordestinos, ainda gera empregos, energia, renda e muitas outras oportunidades. A água do Rio São Francisco irriga as plantações de manga e de uva, fazendo da região o maior exportador das frutas para o Mundo.
O Velho Chico vem sendo maltratado pelo homem ao longo de muitos e muitos anos, poucos tem o devido respeito a esse tão importante impulsionador do desenvolvimento regional. O próprio poder público ajuda na destruição do Rio, todos os dias são jogadas toneladas de esgotos nas lindas águas desse belíssimo rio brasileiro.
No entanto, todo ano de eleição tem alguém em defesa do Velho Chico. A palavra mais utilizada pelos políticos é ‘revitalização’, isso para agradar os ambientalistas. Obras para benéfico politico e proveito eleitoreiro, é uma atrás da outra, quando o assunto diz respeito a recuperação do rio é uma dificuldade do tamanho da falta de vontade dos políticos.
Todo mundo fica feliz quando vem a notícia de que as águas do Velho Chico chegaram à determinada localidade de Estados beneficiados com a transposição do Rio São Francisco, ao mesmo tempo fica triste por saber que por onde passa o canal tem muita gente passando sede e dependendo da humilhante distribuição de água por meio de carros pipa.
Assim como o dependente de drogas é importante para quem vende o produto, quem passa sede ajuda economicamente os donos de carro pipa e ainda rende votos para os políticos. Ou seja, na vida tem gente comemorando a morte de alguém. A fome e a sede de muitos trabalhadores desse País tão rico, tem ajudado muitos políticos a se manter no poder.