O atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ainda não se pronunciou sobre seu futuro político. Ele pode entrar na disputa presidencial como nome da direita contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ou simplesmente tentar a reeleição de governador do maior Estado da Federação, o que seria bem mais confortável.
O primeiro governador reeleito de São Paulo foi Mário Covas (PSDB), o mesmo morreu no exercício do mandato e seu vice Geraldo Alckmin assumiu. Alckmin foi reeleito em 2002, renunciou para disputar a eleição presidencial de 2006. Geraldo Alckmin foi eleito outra vez governador em 2010, sendo reeleito para o 4º mandato no pleito eleitoral de 2014.
Em 2018 Geraldo Alckmin renúncia e outra vez entra na disputa pela Presidência da República, seu vice Márcio França (PSB) assume o governo e vai tentar a reeleição. Não deu para Márcio, ele perdeu no segundo turno para o tucano João Doria, França entra pra história como o primeiro e até então único governador de São Paulo a não conseguir a reeleição.
Portanto, tudo converge em favor da reeleição de Tarcísio em São Paulo. Lembrando que o presidente Lula tem ao seu lado 5 potenciais concorrentes, o próprio Márcio França, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ainda os petistas Fernando Haddad e Alexandre Padilha. Com exceção de Alckmin, todos já perderam eleição para o governo de São Paulo.