A partir de 1º de janeiro de 2025 o parlamento municipal de Santa Maria da Boa Vista será renovada em mais da metade de seus integrantes (53,84%), apenas 6 vereadores conseguiram renovar seus mandatos para a próxima legislatura, o que representa um percentual de 46,15%.
A presença feminina na nova composição da câmara de vereadores é outra novidade na terra da serenata da recordação, por duas eleições seguidas os homens mantinham hegemonia conquistando 100% dos assentos do poder legislativo municipal.
Os partidos PP e Avante são os responsáveis para quebrar essa sequência de eleições sem que uma mulher fosse eleita para a Câmara Municipal, as duas vereadoras eleitas de Santa Maria da Boa Vista já chegam com força em termos de votação. A Professora Auzenir (PP) teve a 2ª maior votação do pleito eleitoral deste domingo com 1.648 votos, enquanto que Gilvaneide Silveira (Avante) ficou com a 4ª maior votação sendo eleita com 1.453 votos.
A próxima legislatura da câmara municipal de vereadores de Santa Maria da Boa Vista, contará ainda com o retorno de dois ex-vereadores que são Antônio Guimarães e Ericles Costa. Tanto as duas mulheres eleitas em Santa Maria da Boa Vista, quanto os dois que retornam aos mandatos de vereadores fazem parte da base de aliados do prefeito reeleito George Duarte. Apenas 2 dos 13 vereadores (15,35%) eleitos são opositores de Duarte, o que lhe dará tranquilidade no segundo mandato de prefeito boavistano.