O aviso metereológico, divulgado no início da noite desta segunda-feira (13) pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), prevê maior duração e intensidade de chuvas na região do Sertão, enquanto as áreas do Agreste ao Litoral devem ser predominantemente moderadas nesta terça-feira (14).
De acordo com a Apac, a previsão é de “pancadas de chuva, com intensidade moderada a forte”, no Sertão, especialmente no Sertão de São Francisco.
Na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste de Pernambuco, a indicação é de precipitação com “intensidade moderada (pontualmente forte)”. A instabilidade é provocada por vórtice ciclônico de altos níveis.
SERTÂNIA
O Governo de Pernambuco informou que está apoiando o município de Sertânia, no Sertão do Moxotó, no processo de decretação de Situação de Emergência e nas demais ações necessárias ao restabelecimento da normalidade na localidade. As famílias afetadas pelas fortes chuvas que vêm atingindo a cidade receberão cestas de alimentos, colchões e lençóis.
As equipes da Defesa Civil e da Prefeitura de Sertânia verificaram que sete passagens molhadas e pontes foram destruídas. Devido a isso, mais de 300 famílias estão isoladas, sem passagem. Porém, até o momento, segundo a Defesa Civil do Estado, não há registro de pessoas feridas.
No município, choveu cerca de 185mm, o que corresponde a mais de duas vezes a média esperada para o mês de janeiro.