A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) receberá a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan, uma das mais importantes honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Petrolina. A solenidade ocorrerá na próxima quarta-feira (19), às 09h, no plenário do Legislativo municipal.
A indicação partiu do vereador Carlos Roberto da Silva (Roberto da Gráfica) e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares, em reconhecimento ao impacto social e esportivo promovido pela instituição em toda a região.
“Receber a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan é uma enorme alegria e um marco para todos que fazem a APA. É o reconhecimento de um trabalho construído com dedicação, amor e compromisso com a nossa comunidade. Esta homenagem é de todos os nossos atletas, famílias, parceiros e voluntários que acreditam no poder transformador do atletismo”, destacou o presidente da APA Petrolina, Domingos Rodrigues.
A honraria destina-se a reconhecer instituições e personalidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento humano, social e cultural de Petrolina. O reconhecimento considera ações de impacto comunitário, a continuidade do trabalho e resultados que fortalecem políticas públicas e iniciativas sociais no município.
Sobre a APA
Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência em impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco consolidou-se como modelo nacional de inclusão social e alto rendimento.
Com 22 anos de atuação, a associação já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A instituição transforma o cenário esportivo e social da região ao revelar grandes talentos, garantindo seu lugar entre as principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo do Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na execução de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, lidera quatro iniciativas: Escolinhas de Atletismo Inclusivo, Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, distribuídas em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande e Ouricuri, em Pernambuco, além de Juazeiro e Remanso, na Bahia.
Blog do Didi Galvão

