Juazeiro vivenciou um marco histórico na área da saúde com a inauguração da ampliação e construção da Maternidade do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), nesta segunda-feira (18), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito eleito Andrei Gonçalves, do vice-prefeito Tiano Félix, da secretária estadual de Saúde Roberta Santana, deputados, secretários de Estado, lideranças locais e a população.
Durante a solenidade, que aconteceu na praça do bairro Santo Antônio, Andrei celebrou a conquista e reforçou seu compromisso com a saúde. “Esse hospital simboliza a mudança que Juazeiro tanto espera. E partir de 2025, nós não mediremos esforços para fortalecer os atendimentos nas Unidade Básicas de Saúde e cuidar da população como ela merece e precisa. Estamos aqui hoje para agradecer e parabenizar ao governador Jerônimo e a sua equipe pelo excelente trabalho para tirar a nossa cidade do atraso e garantir que cada cidadão tenha acesso a um atendimento digno e eficiente. Essa é apenas a primeira de muitas transformações que estão por vir“, garantiu o prefeito eleito.
Com um investimento de R$ 70,7 milhões em obras e equipamentos, a HRJ dobrou sua capacidade de atendimento, passando de 180 para 358 leitos. O novo prédio, de cinco pavimentos, vai contar com mais leitos e atendimento humanizado, com emergência geral e obstétrica, centro cirúrgico e banco de leite, além de farmácia e laboratórios modernos. O número de internações deverá praticamente dobrar, saltando de 825 para 1.543 por mês, representando um salto na qualidade e alcance do atendimento à população.
Na Maternidade foram entregues 10 leitos de UTI Pediátricas e 10 Neonatais, inéditos na região. Além de 60 leitos de internação cirúrgica e clínica/obstétrica, oferecendo mais suporte as mães e bebês. Além de unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional e Canguru, focadas em recém-nascidos que tratam de cuidados especiais.
“Nós entregamos o segundo maior hospital do interior, que representa uma grande conquista para Juazeiro, com mais leitos, implantação da maternidade de alto risco e uma infraestrutura completa, projetada para atender toda a região. Agradeço a todos os envolvidos nesse projeto e à secretária Roberta Santana pelo comprometimento com a saúde da Bahia. E quero dizer ao prefeito eleito, Andrei, que estamos juntos para transformar Juazeiro e cuidar desse povo maravilhoso que tanto merece“, ressaltou o governador.
Com a ampliação, foram contratados 685 novos profissionais, incluindo 109 enfermeiros e 30 médicos, totalizando uma equipe de 1.688 colaboradores. A nova maternidade de alto risco promete revolucionar o atendimento às gestantes, reforçando o compromisso do Governo do Estado e da futura gestão municipal em transformar a saúde pública de Juazeiro.
“Esse hospital é um sonho realizado do povo de Juazeiro, principalmente para as mamães como eu, que não tive a oportunidade de ter meu filho em uma maternidade com tantos recursos. Obrigada governador, eu também acredito que o nosso prefeito Andrei também vai cuidar da saúde”, disse a comerciária, Carla Ferreira, do bairro Santo Antônio.
Além da ampliação do HRJ, Jerônimo entregou uma nova ambulância para a unidade e também inaugurou a reforma do Núcleo Regional de Saúde Norte, com um investimento de mais de R$ 1,5 milhão. O equipamento está estruturado para coordenar atividades cruciais de regulação e vigilância em saúde, fortalecendo assim a gestão e o monitoramento dos serviços em parceria com os municípios da região.
Ascom