Três prefeitos da região do Vale do São Francisco em Pernambuco foram reeleitos este ano, Simão Durando (União Brasil), prefeito do maior colégio eleitoral do Sertão, George Duarte (PP), prefeito da Terra da Serenata da Recordação e Galego de Nanai (Avante), prefeito da Terra de onde nasce a maior obra hídrica do Brasil a transposição das águas do Velho Chico.
Em cada uma das eleições desses respectivos municípios o eleitorado escreveu uma história que vai ser contada por muitas gerações, uma vez que as votações de cada um deles foi histórica. Simão em Petrolina estava cercado de adversários, George em Boa Vista enfrentou o mesmo das duas eleições anteriores, já Galego de Nanai em Cabrobó teve como adversário o companheiro de chapa da eleição anterior.
Simão foi reeleito com mais de 107 mil votos, quase 60% do total de votos válidos apurados. Simão que foi vice de Miguel em 2020 e assumiu a prefeitura em 2022, venceu 5 adversários já no primeiro turno. E não foi uma vitória qualquer, onde a diferença de votos tenha sido a mínima. Muito pelo contrário, Simão aplicou uma ‘lavagem de votos’ com mais de 33 mil votos à frente de todos os candidatos da oposição.
Na Terra da ‘Serenata’ quem dançou nesta eleição foi quem apostou num placar apertado, ficando o resultado deste ano para ser guardado como ‘Recordação’ para as futuras gerações. George Duarte enfrentou o adversário de 3 eleições seguidas, sendo que na de 2020 ele venceu com diferença de apenas 152 votos. No pleito deste ano George veio foi pra valer, a diferença de votos foi quase igual ao total de votos que cada um teve em 2020.
Já em Cabrobó a Terra da Transposição, o prefeito Galego de Nanai (Avante), não brincou em momento algum. Foi eleito em 2020 com quase 38% dos votos, este ano enfrentou seu companheiro de chapa no pleito passado. A votação de Galego em 2024 foi superior a de Auricélio em 2012, naquele pleito Auricélio foi candidato com apoio do então prefeito Eudes Caldas, do governador Eduardo Campos e da presidente Dilma Rousseff.
O São Francisco já revelou grandes lideranças para a política de Pernambuco, entre eles o ex-governador e ex-senador Nilo Coelho (In-memorian), o ex-senador Mansueto de Lavor (In-memorian), o ex-deputado federal Osvaldo Coelho (In-memorian), o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, entre tantos. Quem sabe se em meio aos novatos o sertão possa cantar: ‘está surgindo aí um novo vencedor, ele é alguém do coração de Deus’.