Ninguém tem dúvidas de que o presidente Lula é de fato a maior liderança política de todos os tempos na história do Brasil, disputou o governo de São Paulo (1982) e foi eleito com expressiva votação deputado federal (1986) pelo mesmo Estado. Lula disputou a Presidência da República em 6 eleições (1989-1994-1998-2002-2006 e 2022), desde a redemocratização já foram realizadas 9 eleições presidenciais.
Mesmo com queda na popularidade o presidente ainda é um forte cabo eleitoral, principalmente se ele for a mais uma disputa e tentar a reeleição em 2026. Candidatos estaduais vão se sentir mais seguros contando com apoio do líder petista, daí vem à preocupação daqueles que disseram não quando o presidente esperava apenas um gesto. Lula queria apenas a vice de João Campos, o prefeito do Recife deu um sonoro não ao presidente.
Se Rui Costa ex-governador da Bahia atualmente ministro da Casa Civil, é hoje o homem de confiança do presidente no governo Lula 3, basta retornar ao pleito de 2022, quando o bem avaliado governador baiano renunciou a possibilidade de se tornar Senador atendendo o pedido de Lula. Isso é gesto na política e tem o reconhecimento, Lula pode mexer com todos os ministros, só não vai mexer com Rui por reconhecer seu gesto político.
Quando Lula permitiu que dois palanques de esquerda fossem montados em Pernambuco na eleição de 2006, ele se lembrou do gesto do então governador Miguel Arraes que rompeu com Sarney não quis apoiar Collor e sim Lula em 1989. Como gesto de gratidão ao grande amigo Miguel Arraes, Lula abriu espaço em seu primeiro governo para Eduardo Campos. Com isso preparou Eduardo, ainda o ajudou a ser Governador de Pernambuco.
Lula tem dado demonstrações inequívocas do respeito e carinho para com a governadora Raquel Lyra, claro que isso tem incomodado muita gente e, portanto, iniciado com muita antecipação a campanha eleitoral de 2026. É claro que Lula espera repetir o que aconteceu em 2006, ter em sua terra natal 2 palanques e dois candidatos a governador. Os gestos na política contam muito, o líder politico Lula sabe como poucos reconhecer gestos.
Excelente postagem, parabéns pela percepção política da disputa de 2026. Raquel sabe que sem o apoio de Lula, a derrota será inevitável. Com a máquina governista e Lula “neutro”, Raquel poderá sonhar com a reeleição.