Alimentação saudável: refeição oferecida nas unidades de ensino estimula os alunos a cultivarem bons hábitos alimentares

O colorido chama a atenção. Na fila, as cabeças se esticam com curiosidade, ansiosas para descobrir o cardápio do dia. Ao encontrar o pratinho recheado, os olhos brilham e as bocas se abrem em um sorriso largo. Aos poucos cada estudante toma o seu lugar no refeitório. Assim, é a hora da refeição nas escolas da rede municipal de Juazeiro, com crianças satisfeitas, alimentos saborosos e nutritivos.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) garantem que todos os alunos da educação básica tenham acesso a uma alimentação adequada e de qualidade. Em Juazeiro, a Secretaria de Educação (Seduc) trabalha com um cardápio de alimentos saudáveis e variados, respeitando as necessidades dos estudantes, como preconiza o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os cardápios são elaborados pela equipe de nutricionistas da Seduc, respeitando a faixa etária dos estudantes e a modalidade de ensino: escolas de tempo integral e parcial, creches, pré-escola, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Quilombola. Além disso, também levam em consideração as restrições alimentares, como a intolerância ao glúten ou lactose e a diabetes.

A nutricionista Ana Paula Santos Barros explica que a alimentação escolar contribui  também para o aprendizado dos estudantes. “Oferecemos uma variedade de alimentos ao longo da semana para garantir uma dieta equilibrada, com alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde e respeitando a diversidade cultural. É perceptível que o estudante que consome alimentos nutritivos tem mais chances de melhorar o foco, o bem-estar e o humor. Uma alimentação balanceada contribui para um bom aprendizado”, pontua Ana Paula, que compõe a equipe de nutricionistas da Seduc.

Merenda aprovada

Seja o almoço colorido, o cuscuz com ovo tradicional na região ou o famoso cachorro-quente com carne moída, os estudantes aprovam o cardápio da alimentação escolar em Juazeiro. “Eu gosto muito da comida da escola. Quando eu estou em casa tem coisa que eu não como, mas na escola eu como tudo. O que eu mais gosto é o strogonoff”, revela Ester Vitória Santos Silva, 9 anos, aluna do 5º ano na Escola Municipal Leopoldina Leal Professora Leopoldina Leal.

Já a pequena Maria Julia Alves dos Santos, 7 anos, aluna do 2º ano, na Escola Municipal Professor José Pereira da Silva, conta que enquanto aguarda a merenda, a sua expectativa é adivinhar o que será servido. “Quando chega a hora do lanche eu fico na fila só imaginando o que vai ser e torcendo para ser cuscuz ou cachorro quente, que são os meus favoritos”.

Ascom Seduc/PMJ

Verifique também

Movimentação na Delegacia de Policia Civil de Belém do São Francisco gera especulação da população nas redes sociais

População de Belém do São Francisco, sertão do estado de Pernambuco, ainda está em choque …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online