Na próxima segunda-feira (17) encerra o prazo para inscrição de chapa para concorrer na eleição da Amupe que acorrerá no dia 27 deste mês, uma chapa de consenso foi formada e não haverá bate chapas.
As eleições de 2026 terá um diferencial em relação aos pleitos anteriores, Raquel primeira mulher a governar o Estado vai tentar a reeleição. Até então apenas dois governadores perderam a reeleição, Miguel Arraes em 1998 e Mendonça Filho em 2006. Raquel é filha de João Lyra o homem que ajudou Eduardo a ganhar a eleição de 2006, seu adversário será João Campos que é bisneto de Miguel Arraes e filho de Eduardo.
Tudo que acontece no meio político em Pernambuco é direcionado para as eleições de 2026, basta faltar água na torneira que alguém diz logo ‘João Vem Aí’. Choveu bastante no Recife e as ruas ficaram parecendo piscina gigante, então alguém grita do morro dizendo que é melhor ‘Racrech’e do que ‘João Água’. E assim as coisas vão acontecendo e os aliados de cada um dos interessados, vão transformando em fatos político e jogando a conta para 2026.
Agora vem aí a eleição da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco) que acontecerá em 27 de fevereiro, muitos até que ficaram torcendo por um acirramento na disputa e possível embate entre Raquel e João. No entanto, nada disso aconteceu e a chapa de consenso foi anunciada. Marcelo Gouveia que é de partido aliado da governadora vai continuar a frente da entidade por mais um ano, seu sucessor vai ser outro aliado de Raquel.
Ao final das negociações todo mundo saiu satisfeito, Raquel com dois aliados na presidência e vice. João Campos com o nome de Rubens, prefeito de Panelas na chapa; Rubens é filiado ao PSB do prefeito do Recife. Na chapa constam os nomes de Márcia Conrado (PT), aliada próxima de Raquel e do prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai (Avante), que até então não tem uma posição definida quanto às eleições de 2026.