Alepe: Frente parlamentar articula ação em defesa da retomada da indústria naval no Estado

A Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval em Pernambuco realizou a primeira reunião nesta segunda, na Alepe. O colegiado articula a colaboração entre governos, empresas, instituições de ensino e representações de trabalhadores com o objetivo de fortalecer a economia e a geração de empregos do setor no Estado. Coordenador do grupo, o deputado João Paulo, do PT, informou que buscará atuação conjunta com a frente parlamentar que trata sobre o mesmo tema no Congresso Nacional e que tem o deputado federal Carlos Veras, do PT de Pernambuco, como vice-presidente.

Para a implantação dessa Frente, nós temos alguns obstáculos. Obstáculos nos municípios, que precisam ser vencidos, obstáculos frente ao Governo Estadual e frente ao Governo Federal. Então, essa primeira audiência pública tem o caráter de ter a percepção desses gargalos e ajudar, no que for possível, essas articulações para que esse projeto possa ter viabilidade.” 

Presente à reunião, o deputado federal Carlos Veras avaliou que existe consenso entre as bancadas federal e estadual de Pernambuco, além da representação do Senado e do próprio Governo do Estado, no sentido de que é preciso focar na retomada da indústria naval e na geração de emprego e renda nesse segmento. No mesmo tom, a senadora pernambucana Teresa Leitão, do PT, destacou o caráter suprapartidário da Frente Parlamentar e considerou a iniciativa importante. “Nós vamos fazer toda a articulação necessária, estamos disponíveis, nos colocamos à disposição de toda a coordenação da frente, o que for necessário replicar no Senado nós o faremos, o que for necessário articular com o Governo Federal, nós também o faremos, porque a iniciativa, de fato, pode ser muito proveitosa para o Estado de Pernambuco.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, ressaltou a posição da governadora Raquel Lyra em defesa das atividades da indústria naval. “A posição da governadora em relação à indústria naval é muito clara, tem sido desde o começo, ela fala em público todas as vezes. A meta dela é que a gente retome a atividade dentro daquilo que o Estado pode fazer, tudo está sendo feito e o que mais for necessário será feito.

Também participaram da reunião o coordenador do curso de Engenharia Naval da Universidade Federal de Pernambuco, professor Adryano Dayvson Ferreira; o diretor da Federação Única dos Petroleiros, Joacir Pedro,  e representantes da Transpetro, do Estaleiro Atlântico Sul, da UPE e do Sindmetal, Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos.

Verifique também

Secretariado de Raquel Lyra discute fortalecimento dos municípios pernambucanos em painel de encerramento do Seminário Novos gestores

Mais de 15 secretários do Governo do Estado participaram, juntamente com os novos prefeitos e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online