Agentes Territoriais de Cultura promovem Mostra de Arte e Acolhimento no Campo em Santa Maria da Boa Vista

O “Semear Cultural” reúne cinema, performances, reisado e rodas de conversa no Assentamento José Ivaldo

O sertão vai florescer em arte, cinema e acolhimento. No dia 10 de novembro, o Assentamento José Ivaldo, em Santa Maria da Boa Vista (PE), será tomado por cores, vozes e tambores com a realização do Semear Cultural – Mostra de Arte, Cultura e Acolhimento no Campo. A iniciativa, idealizada pelos Agentes Territoriais de Cultura Jackson Vicente e Lys Valentim, celebra o poder transformador da arte e as trajetórias de resistência das mulheres do campo.

Além de promover encontros entre tradição e contemporaneidade, o evento também reforça o compromisso com a cidadania e os direitos humanos. De 8:00 da manhã às 12:00 horas da tarde o Balcão de Direitos Itinerante estará presente oferecendo emissão gratuita de segunda via de documentos e acesso à documentação civil. A ação garante a emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, ampliando o alcance social e o caráter acolhedor do projeto.

A programação artística do dia reúne expressões populares e novas linguagens. O público poderá conferir a performance “Abre a Matraca”, com Lys Valentim. Em seguida, a poesia ganha corpo e ritmo com o recital “É na rima do cordel, na gira da poeta Ventania, com as Mulheres Cordelistas”. O evento contará também com a participação do Comitê de Cultura de Pernambuco, representado por Isabelly Moreira, fortalecendo a troca entre diferentes territórios culturais do estado.

O cinema toma conta do assentamento com a Mostra de Filmes do Campo, exibindo três obras que dialogam com o território e suas histórias:
🎬 E Depois da Safra?, direção de Jackson Vicente
🎬 Arapuã, direção de Fernanda Walentina
🎬 Pé de Chinelo, direção de Cátia Cardoso

O encerramento da noite será marcado pela apresentação do tradicional Reisado de Maria Jacinta de Santa Maria da Boa Vista-PE, símbolo da força e da beleza das manifestações populares do Sertão.

Para Lys Valentim, agente territorial de cultura de Pernambuco:

“O Semear Cultural é uma importante ação que nasce do desejo de fortalecer os laços entre arte, território e comunidade. Como agente territorial de cultura, acredito que cada assentamento carrega saberes e expressões que merecem visibilidade e cuidado. No Assentamento José Ivaldo, o projeto busca reconhecer essas riquezas, como o reisado local, e somar com ações formativas e artísticas vindas de fora. Essa troca amplia horizontes e inspira novas possibilidades de atuação cultural no território. Para mim, é um gesto de semear conhecimento e colher fortalecimento coletivo.”

Já Jackson Vicente, também agente territorial de cultura, reforça o vínculo afetivo e simbólico com o território:

“Esse projeto é um sonho! Que se torna realidade através da minha ligação com os territórios, principalmente com o assentamento. É uma forma ética de acolher e reconhecer a cultura que me formou como pessoa e profissional. O Semear Cultural é um gesto de valorização da memória e de incentivo à mobilização das ações culturais da zona rural e dos povos de comunidades tradicionais.”

O Semear Cultural é uma realização dos Agentes Territoriais de Cultura de Pernambuco ligados ao Ministério da Cultura (MinC), no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), em parceria com Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). A mostra tem apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Comitê de Cultura de Pernambuco, e a Secretaria Executiva de Cultura e Lazer de Santa Maria da Boa Vista, e do professor Gilmar.

Mais do que um evento, o projeto é um gesto de semeadura: arte, memória e resistência brotando do chão fértil do sertão.

ASCOM

Verifique também

Homem atira contra vítima em Cabrobó e foge; Polícia Militar apreende arma utilizada no crime

A Polícia Militar de Pernambuco, por meio da 2ª Companhia Independente (2ª CIPM), apreendeu na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online