O pré-vestibular da UPE, implantado em setembro para alunos do ensino médio, alcança agora os do Supletivo e Encceja
O projeto-piloto do Prevupe, curso pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), implantado há menos de um mês no Presídio de Igarassu (PIG), foi ampliado aos alunos do Supletivo e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Em setembro, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP/PE) e UPE firmaram parceria para a implantação do pré-vestibular na unidade prisional, contemplando, inicialmente, alunos do Ensino Médio.
Nesta semana, 50 estudantes do supletivo e Encceja também passaram a ter acesso ao curso, somando quase 100 beneficiados, porém esses alunos participam de aulas preparatórias para um dos exames de certificação ao qual vai se submeter. O formato das aulas, até então híbrido, passou a ser 100% presencial. As aulas são ministradas por alunos da universidade, pois é uma atividade de extensão universitária visando também a formação dos novos professores. O Prevupe objetiva ampliar e reforçar o conhecimento dos alunos que desejam alcançar uma vaga no ensino superior.
O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, fala da parceria. “É uma parceria importante pela área de atuação, que é a educação, e pelo potencial que a UPE tem dentro do Estado de Pernambuco. A inclusão do Supletivo e Encceja só tem a contribuir com aquelas pessoas privadas de liberdade que querem mudar de vida e se inserir na sociedade e no mercado de trabalho”, afirmou Paes. Os critérios para participação são o interesse e o nível de escolaridade da pessoa privada de liberdade. Todos os alunos receberam livros e fardamentos.
“Esta iniciativa busca contribuir com a ressocialização dos apenados, na medida em que os possibilita uma preparação para aqueles que planejam a continuidade dos estudos, uma atualização ou aprofundamento de questões referentes ao Ensino Médio”, explicou o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec/UPE), Luiz Alberto Rodrigues. É a primeira vez que uma unidade prisional recebe o Prevupe.
Fotos: Seap/Divulgação
Áudio: Augusto Sales, gerente-geral de Ressocialização/SEAP