Abertas inscrições para o Concurso de redação do Programa Jovem Senador

Vencedores vão conhecer de perto o funcionamento do Senado e atuar como representantes de seus estados

Estão abertas as inscrições para o Concurso de redação do Programa Jovem Senador. Estudantes do ensino médio de escolas públicas, de todo o Brasil, podem apresentar seus trabalhos até 17 de abril.

Com o tema “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”, o Programa vai selecionar 27 estudantes, um de cada estado e do Distrito Federal, para participar da Semana de Vivência Legislativa em Brasília.

Como participar

Para participar, os interessados devem ter no máximo 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026. O material de inscrição está disponível no site senado.leg.br/jovemsenador.

O processo de seleção começa nas próprias escolas e passa por avaliação nos estados, no Distrito Federal e no Senado Federal. As redações devem ser feitas em ambiente escolar, sob supervisão de um professor orientador, entre os dias 2 de fevereiro e 17 de abril. A escola deve escolher o texto que representará a unidade de ensino. Somente uma redação por escola pode ser inscrita. A inscrição é efetivada na entrega da redação e documentos necessários nas secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

O tema da redação deste ano, sobre democracia nas redes sociais, busca incentivar a educação midiática e combater a desinformação e a propagação do discurso de ódio.

— Em um ano de eleições gerais, marcado pela participação crescente de jovens eleitores, a iniciativa também pretende apontar caminhos para fortalecer a liberdade de expressão, a participação da sociedade no debate político e a valorização da diversidade de opiniões no ambiente digital — afirma o coordenador do Programa, George Cardim.

Os estudantes interessados devem procurar a direção da sua escola. Informações detalhadas sobre as inscrições estão disponíveis no site do Programa Jovem Senador.

Vivência legislativa

Durante a semana de vivência legislativa em Brasília, entre os dias 17 e 21 de agosto de 2026, os 27 vencedores do concurso de redação vão conhecer as atividades do Senado, atuar como representantes de seus estados. Os professores orientadores acompanham os estudantes. As despesas são pagas pelos Senado.

O processo é conduzido pela equipe de consultores legislativos do Senado Federal, os mesmos que assessoram os senadores. Os projetos aprovados pelos jovens senadores são transformados em sugestões legislativas na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH) e podem efetivar-se como leis.

Recorde de participação

A seleção do Programa Jovem Senador é o maior concurso de redação com premiação do Brasil. Já mobilizou cerca de 2 milhões de alunos desde a implantação do atual formato, em 2011.

A edição de 2025 registrou um número recorde de escolas participantes, com 4.202 unidades, e aproximadamente 170 mil estudantes.

O destaque da edição do ano passado foi a participação feminina. Das 27 redações vencedoras em 2025, 21 foram escritas por meninas. Oito em cada dez selecionados viviam em cidades do interior.

Verifique também

Prefeita Riva Bezerra anuncia liberação dos precatórios para os professores cedrenses

A prefeita de Cedro, Riva Bezerra (PSD), anunciou nesta segunda-feira (2) a liberação da segunda …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online