Quando você olha para o quadro atual da política nacional, não percebe que nele consta figuras que recentemente foram reveladas. A exemplo do prefeito do Recife João Campos (PSB), este foi revelado em 2018 e naquele pleito conseguiu a maior votação para deputado federal da história de Pernambuco. 4 anos antes o sertão revelou Miguel Coelho quando o elegeu deputado estadual, em 2016 foi eleito prefeito de Petrolina e em 2020 foi reeleito com a maior votação já obtida por um candidato no município.
O sertão de Pernambuco fez grandes revelações nos últimos anos, uma delas foi o prefeito de Cabrobó Galego de Nanai em 2020. No mesmo ano revelou a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, hoje um dos principais nomes da politica estadual. 2024 também teve revelações e confirmações de lideranças reveladas em 2020, aí entra os nomes de Simão Durando em Petrolina, Catharina Garziera em Lagoa Grande, Victor Coelho em Ouricuri, Evilásio Mateus em Araripina e George de Sidney em Granito.
Para os que fazem contas levando em consideração que prefeitos não tem essa importância numa disputa estadual, é importante refazer suas análises políticas e rever números de pleitos eleitorais anteriores. O eleitor leva em consideração o apontamento do líder local, até mesmo porque é muito mais fácil cobrar de quem está por perto de quem só aprece de 4 em 4 anos. Nesse caso os líderes revelados pela política de municípios sertanejos, assim como fizeram diferença em tantas outras eleições vão fazer no pleito de 2026.
Lembrando ainda que o ano de 2026 promete ser de grandes revelações, com nomes de sertanejos sendo colocados no centro das discussões estadual. Ninguém tem dúvidas de que o sertão de Pernambuco vai ampliar o número de representantes, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal. Sertanejos ainda querem voltar a ter representante no Senado Federal, assim como teve com Nilo Coelho (1979/1983), Mansueto de Lavor (1987/1994)), Zé Coelho (2001/2002) e Fernando Bezerra Coelho (2015/2022).
Faltando um ano para o primeiro turno das eleições de 2026, nomes são ventilados pelos quatro cantos do sertão como possíveis candidatos. Entre esses nomes constam vereadores, ex-prefeitos de vários municípios, filhos de atuais prefeitos e até esposo de prefeitas. O que é visível mesmo com tanto tempo de antecedência, é que os eleitores não estão afim de recolocar na política quem já foi excluído em pleitos anteriores. No entanto, apostar no novo parece ser uma tendência do eleitorado pernambucano e principalmente do sertanejo.