O velho MDB de guerra e de tantas lutas como sempre disse o gigante Jarbas Vasconcelos, realiza sua convenção em maio para escolher o novo diretório estadual de Pernambuco. No confronto dois personagens criados politicamente pelo próprio Jarbas, de um lado seu eterno escudeiro de confiança Raul Henry e de outro seu ungido para ser suplente de Senador.
O que vem escandalizando os pernambucanos é o uso desrespeitoso da imagem de Jarbas, levando em consideração que ele já está com 82 anos de idade e decidiu renunciar ao mandato de Senador. Estamos falando do Jarbas Vasconcelos que nunca se curvou a nada, lutou incansavelmente contra o regime militar até alcançar a redemocratização do Brasil.
Em 1970 Jarbas Vasconcelos foi eleito deputado estadual, já em 1974 era eleito o deputado federal mais votado de Pernambuco. Em 1978 disputou a vaga de Senador, sendo o mais votado do estado e perdendo a vaga para a soma de votos da Arena. Em 1982 foi o segundo deputado federal mais votado, perdendo apenas para Miguel Arraes.
No dia 15 de janeiro de 1985 aconteceu a eleição no Colégio Eleitoral para eleger o Presidente da República, Jarbas não compareceu uma vez que o mesmo assumiu o compromisso em público de que só votaria para Presidente do Brasil em eleição direta. No mesmo ano Jarbas foi eleito Prefeito do Recife, disputando o cargo com seu correligionário Sergio Murilo.
Jarbas disputou o Governo de Pernambuco em 1990 e perdeu a eleição para Joaquim Francisco, voltou a ser eleito Prefeito do Recife em 1992. Abriu mão de ser o candidato a Governador de Pernambuco por uma ampla coalisão nacional em 1994, completou o mandato de prefeito em 1996 e disputou o Governo em 1998 derrotando Miguel Arraes que tentava a reeleição.
Jarbas foi eleito Governador de Pernambuco em 1998 e reeleito em 2002, sendo eleito para o primeiro mandato de Senador em 2006. Em 2014 ajudou Eduardo Campos no projeto nacional, contribuiu com a eleição de Paulo Câmara e naquele ano foi eleito Deputado Federal. Em 2018 mais uma vez foi peça essencial no projeto do PSB, sendo eleito mais uma vez senador.
Em toda essa caminhada política de Jarbas Vasconcelos, dois personagens fizeram parte desde que ele foi eleito Prefeito do Recife pela primeira vez. Estamos falando de Raul Henry e de Fernando Dueire, ambos ungidos de Jarbas para cumprir missões diferentes. Agora os dois estão em campos opostos, tentando a todo custo usar a imagem do velho Jarbas de guerra.