Quais espécies de sapos, serpentes e lagartos resistem ao clima severo do semiárido? Como vivem esses animais? Que ameaças enfrentam? E o que podemos fazer para conservá-los? Essas e outras perguntas estarão no centro da discussão da próxima edição do First Friday, evento promovido pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) por meio do Museu de Fauna da Caatinga, que acontecerá no dia 06 de junho de 2025, a partir das 14h, no auditório do museu, localizado na sede do Centro no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Nesta edição, o público poderá acompanhar a palestra “Herpetofauna da Caatinga – Diversidade, ameaças e conservação”, conduzida pelo biólogo e professor da Univasf, Dr. Leonardo Barros Ribeiro, especialista no estudo de anfíbios e répteis do semiárido. A atividade é voltada para estudantes, pesquisadores, educadores e entusiastas da biodiversidade, e contará com certificação de participação.
As inscrições terão um custo simbólico de R$ 5,00 e devem ser feitas mediante o preenchimento do formulário disponível em: https://forms.gle/
Sobre o Palestrante: Leonardo Barros Ribeiro é biólogo, graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), Mestre em Ciências Biológicas/Zoologia (Comportamento e Biologia Animal) pela mesma instituição (2006) e Doutor em Psicobiologia (Estudos do Comportamento) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Realizou dois pós-doutorados (PNPD/CAPES), pela UFRN (2011) e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE) em 2017. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), atuando no Colegiado de Ciências Biológicas e no Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido. Também é curador da Coleção de Herpetologia do Museu de Fauna da Caatinga e líder do grupo de pesquisa “Sistemática, Ecomorfofisiologia e Conservação da Herpetofauna” (CNPq). Sua trajetória envolve ensino nas áreas de morfofisiologia animal e zoologia, e pesquisas em ecologia, comportamento e história natural da herpetofauna.
Sobre o First Friday: O First Friday é um evento científico mensal promovido pelo Museu de Fauna da Caatinga, com o propósito de debater temas relevantes sobre o bioma Caatinga de forma acessível, dinâmica e aberta ao público. Cada edição traz um novo convidado e uma nova oportunidade de aproximação entre ciência e sociedade. O evento cobra uma taxa simbólica de R$ 5,00, paga presencialmente, e conta com inscrições gratuitas por meio de formulário on-line. Ao final, os participantes recebem certificado de participação. A proposta é criar um espaço de aprendizado e diálogo sobre a biodiversidade do semiárido, incentivando a valorização e o conhecimento sobre a fauna da Caatinga.