Neoenergia alcança marca de 1 mil mulheres formadas em sua Escola de Eletricista pioneira no setor

Com o compromisso de estimular a geração de emprego e renda, além de contribuir para a equidade de gênero em uma carreira majoritariamente masculina, a Neoenergia comemora mais de mil mulheres formadas na Escola de Eletricistas da companhia. A marca foi reconhecida nesta quarta-feira (4), durante a formatura de mais duas turmas, em Brasília. A Escola de Eletricistas para Mulheres da Neoenergia é pioneira no setor e reconhecida como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia.

A solenidade foi realizada no auditório do Ministério de Minas e Energia (MME) e estiveram presentes Eduardo Capelastegui, presidente da Neoenergia; Solange Ribeiro, vice-presidente da Neoenergia; Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia; Janja Lula da Silva, primeira-dama da República; Rosane Silva, secretária Nacional de Autonomia Econômica do Ministério das Mulheres; Agnes Costa, diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); entre outras autoridades.

A ampliação da presença de mulheres eletricistas representa um grande desafio para o setor elétrico e só foi possível graças ao trabalho de nossa Escola de Eletricistas. Alcançar essa marca de mais de mil mulheres formadas é um orgulho para todos nós do Grupo Neoenergia”, afirma Eduardo Capelastegui, presidente da Neoenergia.

No total, desde 2013, a Escola de Eletricistas da Neoenergia já formou 1.038 profissionais mulheres de um total de 6.084 alunos em todas as cinco áreas de concessão: Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE).

Do total de mulheres formadas, 691 foram contratadas e fazem parte do quadro de funcionários do Grupo Neoenergia. Só em Pernambuco, por exemplo, 278 conseguiram o diploma e 208 (75%) tiveram a oportunidade de entrar para a empresa até o momento.

“Hoje celebramos a força e a determinação de mais de mil mulheres do setor energético brasileiro. Essas mulheres se juntam a milhares de outras, que iluminam o caminho para um futuro mais justo e igualitário, em uma profissão que, até pouquíssimo tempo, elas não tinham voz nem vez. Mas isso mudou. A Escola de Eletricistas é um símbolo de transformação social, de respeito e de inclusão”, destacou Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia.

Aulas teóricas e práticas – Os cursos da Escola de Eletricistas da Neoenergia são gratuitos e realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em todos os estados em que a Neoenergia possui concessão de distribuição de energia elétrica. Em São Paulo, a formação também é oferecida pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).  As aulas são divididas entre teóricas e práticas, possibilitando uma formação completa para os alunos. Todas as pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem se inscrever.

A Escola de Eletricistas da Neoenergia foi criada em 2013, na Elektro, em São Paulo. A iniciativa foi pioneira no setor elétrico ao criar turmas para mulheres, a fim de promover a diversidade e a inclusão.

Verifique também

Simão Durando (UB) é reeleito Prefeito de Petrolina

Com 100% das urnas apuradas, Simão Durando (UB) foi declarado reeleito Prefeito de Petrolina. Com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online