Alunos e familiares da Escola Jacob Antônio de Oliveira, em Orocó, no Sertão de Pernambuco, denunciam problemas na estrutura da unidade de ensino, que, segundo os relatos, enfrenta falta de água, calor excessivo nas salas de aula e equipamentos de climatização sem funcionamento adequado. A situação se agravou nesta terça-feira (27), quando uma aluna passou mal e desmaiou durante o período da tarde, sendo necessário o atendimento de uma ambulância.
Em depoimento enviado ao Blog do Didi Galvão, uma mãe relata que a falta de água teria começado por volta do meio-dia. Segundo ela, os alunos não estariam recebendo água de forma adequada, enquanto o calor dentro das salas tornava a permanência na escola ainda mais difícil.
A denúncia aponta que, embora algumas salas tenham aparelhos de ar-condicionado, os equipamentos não funcionariam adequadamente. A mãe também relata a existência de ventiladores improvisados, bebedouro que estaria dando choque e limitações na distribuição de água aos estudantes.
Ainda conforme o relato, a gestão escolar teria informado que não dispõe de recursos suficientes para resolver os problemas. A mãe afirma que precisou comprar água para as filhas e cobra providências da direção, e da Secretaria de Educação Estadual.
Os estudantes e familiares questionam as condições oferecidas por uma escola apresentada como unidade de referência e defendem que o acesso à água potável, à ventilação adequada e a uma estrutura segura são necessidades básicas para garantir o aprendizado e o bem-estar dos alunos.
A denúncia também menciona orientações para que os estudantes não fossem liberados, mesmo diante da falta de água, cabendo às famílias buscá-los ou levar água à unidade. O episódio reforça a cobrança por esclarecimentos sobre as medidas adotadas para proteger os alunos em situações como essa.
O Blog do Didi Galvão deixa espaço para que a direção da Escola Jacob Antônio de Oliveira, e a Secretaria de Educação Estadual se manifestem sobre as denúncias e informem quais providências serão tomadas para solucionar os problemas relatados.
Blog do Didi Galvão

