Levantamento realizado entre 19 e 21 de outubro aponta Flávio Bolsonaro com 51,9% contra 48,1% de Lula; vantagem cresce de 3 para 3,8 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.
A nova pesquisa nacional do Instituto DataTrends, divulgada nesta sexta-feira (23), aponta Flávio Bolsonaro à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pelo segundo turno da eleição presidencial. Considerando os votos válidos, Flávio aparece com 51,9% das intenções de voto, contra 48,1% de Lula, uma vantagem de 3,8 pontos percentuais. No cenário geral, que considera todos os entrevistados, Flávio registra 50%, enquanto Lula aparece com 46%. Outros 4% declararam intenção de votar em branco ou nulo, enquanto 1% não soube ou não respondeu.
Em comparação com o levantamento anterior do DataTrends, realizado entre os dias 15 e 17 de outubro, Flávio Bolsonaro apresentou crescimento de 0,4 ponto percentual nos votos válidos, passando de 51,5% para 51,9%. Lula, por sua vez, recuou de 48,5% para 48,1%. A vantagem do candidato do PL, que anteriormente era de três pontos percentuais, passou para 3,8 pontos. No cenário geral, Flávio oscilou de 49% para 50%, enquanto Lula permaneceu com 46%. As variações estão dentro da margem de erro, indicando estabilidade estatística na disputa, embora com ampliação numérica da vantagem de Flávio Bolsonaro.
O levantamento também evidencia diferenças regionais importantes no comportamento do eleitorado. O Nordeste permanece como principal reduto de Lula, que alcança 68,7% das intenções de voto, contra 28,5% de Flávio Bolsonaro. Nas demais regiões, o candidato do PL lidera. No Norte, Flávio aparece com 50,9%, contra 43,1% de Lula. No Centro-Oeste, a vantagem é de 63,2% a 28,3%. No Sudeste, Flávio registra 57,2%, enquanto Lula tem 38%. Já no Sul, o candidato do PL alcança 59,4%, diante de 36,2% do atual presidente. Os resultados demonstram que a expressiva vantagem de Lula no Nordeste é contraposta pelo desempenho de Flávio nas outras quatro regiões brasileiras.
A pesquisa também avaliou a gestão do presidente Lula. Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados desaprovam o governo federal, enquanto 47% aprovam e 1% não soube ou não respondeu. O percentual de desaprovação permanece no mesmo patamar registrado na pesquisa anterior. Na avaliação qualitativa, 13% consideram a administração ótima, 20% boa, 28% regular, 21% ruim e 17% péssima. Regionalmente, Lula mantém sua maior aprovação no Nordeste, onde alcança 73,3%, enquanto a desaprovação chega a 67,1% no Centro-Oeste, 65,6% no Sul, 60,3% no Sudeste e 57,6% no Norte.
O levantamento DataTrends foi realizado entre os dias 19 e 21 de outubro de 2026, com 2.000 entrevistas em todo o território nacional. A pesquisa possui margem de erro de 2,19 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-03365/2026.
Blog do Didi Galvão

