Datafolha: Mudança move eleitores de Flávio, e pauta social atrai os de Lula

A busca por alternância de poder e a defesa de políticas sociais são os principais fatores que influenciam os eleitores de Flávio Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), respectivamente, no segundo turno da eleição presidencial. Segundo pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (17/10), 41% dos apoiadores do senador desejam uma mudança no comando do país, enquanto 48% daqueles que pretendem reeleger o presidente apontam a proteção social e os interesses de classe como motivos para a escolha.

O instituto apresentou aos entrevistados uma lista de possíveis razões para votar em cada candidato, permitindo que os participantes selecionassem mais de uma alternativa. O levantamento foi realizado a menos de duas semanas da votação, marcada para 25 de outubro, em um cenário de disputa acirrada. Na pesquisa mais recente de intenções de voto do Datafolha, Flávio aparece com 51% dos votos válidos, contra 49% de Lula.

Proteção social é prioridade entre eleitores de Lula

A manutenção de políticas sociais é a principal preocupação dos brasileiros que pretendem votar no atual presidente. O motivo foi mencionado por 48% dos entrevistados desse grupo, com percentuais ainda maiores entre pessoas com ensino fundamental (52%) e evangélicos (59%).

Na reta final da campanha, Lula tem concentrado parte de seu discurso na defesa dos benefícios sociais e da valorização do salário mínimo e das aposentadorias. A estratégia também envolve críticas ao adversário, diante da possibilidade, levantada pela campanha petista, de que um eventual governo Flávio Bolsonaro promova cortes nesses programas e interrompa os reajustes acima da inflação.

Outra medida explorada pelo presidente é o fim da escala de trabalho 6×1, aprovado por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Durante a cerimônia de promulgação da medida, realizada na sexta-feira (16/10), Lula criticou a resistência de determinados setores a mudanças na legislação trabalhista.

“Não tem uma conquista do povo trabalhador que não aparece aqueles dizendo: ‘isso vai ser um atraso para o país, isso vai quebrar as empresas, isso vai quebrar a economia, isso não pode dar certo’. Isso é histórico, isso é crônico.”

Além da proteção social, o histórico de realizações do petista influencia 22% de seus eleitores. A rejeição a Flávio Bolsonaro aparece na sequência, mencionada por 17% dos entrevistados, enquanto valores, ideologia e democracia são apontados por 11%.

As propostas e as qualidades pessoais de Lula são consideradas por 10% de seus apoiadores. Outros 9% afirmam não ter uma justificativa específica para o voto.

Questões econômicas, por sua vez, aparecem com menor frequência entre as razões apresentadas pelos eleitores do presidente. Apenas 6% mencionam a economia e o custo de vida, enquanto 2% destacam a integridade e o combate à corrupção. A possibilidade de mudança ou alternância de poder é citada por somente 1%.

A importância atribuída às convicções políticas também varia conforme a idade. Entre os jovens de 16 a 24 anos que pretendem votar em Lula, 20% apontam valores, ideologia e democracia como fatores determinantes para a escolha.

Rejeição ao PT também influencia voto em Flávio

Entre os apoiadores de Flávio Bolsonaro, a insatisfação com o atual governo tem peso significativo na decisão eleitoral. Além dos 41% que desejam uma mudança no comando do Executivo, 31% afirmam que pretendem votar no senador por rejeição a Lula e ao Partido dos Trabalhadores.

A economia e o custo de vida aparecem como motivação para 16% dos entrevistados, enquanto 15% mencionam as propostas e as qualidades pessoais do candidato. Outros 14% consideram seu desempenho e legado político.

A valorização da alternância de poder também está presente na campanha de Flávio, que tem procurado conquistar o eleitorado insatisfeito com o governo petista, especialmente por meio de críticas à condução da economia.

Verifique também

Lula adere à campanha de André Janones e publica foto com camisa da Seleção Brasileira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aderiu, neste sábado (17), à mobilização digital …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online