A família Novaes é vista como uma das mais influentes na política cabroboense, principalmente os ‘irmãos Caindão’ que contam com representatividade na Câmara Municipal desde a eleição de 1988. Na primeira eleição municipal após o fim do regime militar, os irmãos Caindão apoiaram a eleição de Betinho da Bananeira para vereador. Betinho ficou com a primeira suplência e chegou a assumir o mandato por mais de 3 anos, tendo em vista que o prefeito Edgar Caldas colocou a vereadora Maria José Marinheiro para ser Secretária de Saúde do Município.
Na eleição de 1992 os irmãos apoiaram a eleição da Professora Marlene Gomes e foi eleita, já em 1996 entra na disputa a nora de Dona Marlene e com proximidade familiar com os irmãos Caindão. Henriqueta Torres foi eleita em 1996 e 2000 sempre com apoio dos irmãos Caindão, no biênio 2001 e 2002 ela se tornou a primeira mulher Presidente da Câmara Municipal de Cabrobó. Em 2004 os irmãos apostaram em alguém mais próximo, entra em cena Zé Nilson Novaes que é primo legítimo dos irmãos Caindão. Este foi eleito em 2004 e reeleito nas eleições seguintes; 2008 e 2012.
Na eleição de 2012 os irmãos Caindão deram inicio a uma nova fase de suas participações nas eleições municipais de Cabrobó, o candidato a vereador foi um dos irmãos, o empresário Claudenor Novaes. Já em 2016 os irmãos foram mais audaciosos, apostaram na juventude e logo com dois nomes na disputa. Mailson Novaes um dos sobrinhos foi candidato a vice-prefeito, já João Pedro Novaes outro sobrinho foi candidato a vereador. João Pedro Novaes foi eleito em 2016 e reeleito em 2020, este ano tenta o 3º mandato. Já o candidato a prefeito com Mailson na vice, não teve êxito naquele pleito eleitoral.
Nestas eleições de 2024 o grupo político está dividido quando o assunto é candidato a prefeito, um dos irmãos apoia à candidatura de Dr. Lucas Novaes e os demais a reeleição do prefeito Galego de Nanai. Cláudio Novaes já teve o nome ventilado para ser candidato a prefeito em 2012, no mesmo ano declinou da candidatura de vice do prefeito eleito naquele ano, o médico Dr. Auricélio. Este ano chegou a anunciar que seria o vice de Dr. Lucas, não sendo possível uma vez que seu antigo partido o PSB, que é o mesmo do sobrinho João Pedro Novaes, faz parte da base de apoio de Galego.