Ortega detona Lula, chama-o de ‘bajulador’ e menciona Lava Jato ao dizer que governos do petista “não foram muito limpos”

Em um discurso contundente nesta segunda-feira (26), o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, chamou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, de “bajulador” dos Estados Unidos por solicitar a divulgação das atas de votação das eleições presidenciais venezuelanas, ocorridas em 28 de julho. Segundo Ortega, a atitude de Lula é um desrespeito ao presidente Nicolás Maduro e ao povo venezuelano.

As palavras de Ortega foram proferidas durante a 11ª Cúpula Extraordinária da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (Alba-TCP), realizada de maneira virtual. O jornal Confidencial informou que o ditador nicaraguense usou a ocasião para expressar sua insatisfação com as declarações de Lula.

No decorrer de seu pronunciamento, Ortega não poupou críticas a Lula, exigindo respeito por parte do presidente brasileiro. “Se você quer que eu te respeite, me respeite, Lula, se você quer que o povo bolivariano [venezuelano] te respeite, respeite a vitória do presidente Nicolás Maduro. Não seja bajulador”, declarou Ortega.

A insatisfação de Ortega se intensificou após a divulgação de um comunicado conjunto pelos governos do Brasil e da Colômbia, reiterando a necessidade de publicação das atas eleitorais que, segundo o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela, comprovariam a vitória de Maduro. Ambos os órgãos são controlados pelo regime chavista.

Verifique também

Surpreendente: Márcio Jandir retira candidatura e anuncia apoio a Andrei da Caixa para prefeito de Juazeiro

Mudança repentina no rumo das eleições de Juazeiro-BA, candidato a prefeito e sua vice anunciaram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *