Sudene apresenta panorama técnico sobre estudo e implantação da Transnordestina em Pernambuco

O estudo sobre a viabilidade econômica e social do trecho Salgueiro–Suape da Ferrovia Transnordestina e o avanço das etapas de engenharia de um dos lotes da ferrovia integraram a exposição técnica apresentada pela Sudene durante a Assembleia Extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realizada nesta segunda-feira (3). A atualização sobre o empreendimento foi um dos temas da programação, que reuniu gestores públicos e especialistas das áreas jurídica e contábil.

O superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, informou que a Autarquia concluiu e encaminhou ao Tribunal de Contas da União (TCU) o estudo de viabilidade econômica e social do trecho. O levantamento reúne análises dos impactos logísticos, econômicos e sociais da ferrovia, além do potencial de atendimento a diferentes cadeias produtivas de Pernambuco e de estados vizinhos. Segundo o estudo, a incorporação do valor social às análises econômicas resulta em Valor Social Presente Líquido de R$ 4,76 bilhões e Taxa de Retorno Econômico (TRE) de 15,53%, indicadores que superam os custos do investimento e apontam potencial para fortalecer cadeias produtivas já instaladas na região, além de ampliar as alternativas de escoamento da produção.

“O desenvolvimento regional exige conexão com o mundo e a ferrovia pode ser capaz de viabilizar isso a favor do Nordeste. Os estudos indicam que a Região pode fortalecer diversos segmentos da economia regional, ao mesmo tempo em que permite ter ganhos sociais significativos por meio de vários fatores, entre eles a própria geração de emprego”, afirmou o superintendente.

Desde a conclusão dos estudos, a Sudene tem mantido interlocução técnica com os órgãos envolvidos no empreendimento, compartilhando informações produzidas pela Autarquia sempre que demandada no âmbito das discussões sobre a ferrovia.

Também foram apresentadas informações sobre o contrato firmado pela Infra S.A. para a elaboração do projeto executivo e a execução das obras remanescentes de infraestrutura do lote SPS 04, etapa necessária para o avanço da implantação da ferrovia. O segmento compreende 73 quilômetros entre os municípios de Custódia e Arcoverde e prevê investimento de R$ 312,8 milhões.

A participação da Sudene integrou a programação técnica da assembleia, que também abordou temas relacionados ao piso do magistério para profissionais contratados e à aposentadoria especial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Verifique também

Moradores denunciam desperdício de água na caixa d’água da Compesa no bairro Temperatura, em Cabrobó

Moradores do bairro Temperatura, em Cabrobó, registraram, no início da manhã desta quarta-feira (5), um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online