A participação dos artesãos de Petrolina na 26ª edição da Fenearte foi marcada por resultados expressivos. Com o apoio da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Cultura, 21 artesãos da Oficina do Artesão Mestre Quincas representaram o município na maior feira de artesanato da América Latina e venderam mais de 90% das peças levadas para o evento. O desempenho destaca a força do artesanato petrolinense e amplia a visibilidade do trabalho desenvolvido pelos artesãos.
Para muitos, a feira representou uma oportunidade de ampliar a visibilidade do trabalho e conquistar novos clientes. “Foi uma experiência muito gratificante. Além das vendas, ganhamos cada vez mais visibilidade, voltei cheio de encomendas”, destaca Biu dos Anjos.
“Superou minhas expectativas. Recebi visitas de colecionadores, turistas e de grandes lojas do Brasil todo. Petrolina é uma potência na arte de esculturas em madeira, sou muito grato em ser reconhecido por isso”, comenta Fredson Adjair. Já o artesão Wando das Carrancas, um dos responsáveis pelas carrancas no Vale do São Francisco, destaca a importância de levar esse trabalho pra feira. “É uma honra levar esse legado todos os anos para a feira. No sexto dia de evento eu já tinha vendido quase todas as minhas peças. Como sempre, uma experiência incrível”, comemora.
Já Neila da Silva, que trabalha com artesanato há 42 anos e atualmente utiliza crochê e roupas de retalho nas peças, comenta a sua experiência. “Eu transformo qualquer retalho que seria descartado em roupas. Então levar meu trabalho para a maior feira de artesanato da América Latina é motivo de orgulho”, informa. Quem aproveitou a Feira, que aconteceu entre os dias 8 e 19 de julho, conseguiu apreciar nos stands de Petrolina artigos utilitários e decorativos, esculturas, cerâmica, madeira, fibra e pedra, além de trabalhos confeccionados em couro, bordados, fuxicos e rendas.
É possível conhecer de perto o trabalho dos artesãos que participaram da Fenearte indo até a Oficina do Artesão Mestre Quincas, que funciona de domingo a domingo, das 8h às 18h, na Avenida Cardoso de Sá, n11, Vila Eduardo.
Assessoria de Comunicação da Secretaria Executiva de Cultura de Petrolina
Blog do Didi Galvão

