Governo de Pernambuco amplia rede da Casa das Juventudes com novas entregas em Parnamirim e Serrita 

Programa executado por meio da Secretaria da Criança e da Juventude chega a mais dois municípios do Sertão na quarta (01) e sexta-feira (03) com espaços equipados para fortalecer políticas públicas voltadas à população jovem

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ-PE), ampliou nesta quarta-feira (1º) a rede estadual do programa Casa das Juventudes com a entrega de uma nova unidade em Parnamirim. A iniciativa terá continuidade na próxima sexta-feira (3), quando o município de Serrita também receberá um espaço equipado, fortalecendo a presença da política pública no Sertão pernambucano e ampliando a rede estadual de equipamentos voltados aos jovens de 15 a 29 anos.

As Casas das Juventudes são espaços destinados à promoção de ações de formação, qualificação profissional, cultura, cidadania, inovação, empreendedorismo e participação social. Para garantir a oferta dessas atividades, cada município contemplado recebe um kit de equipagem composto por computadores, notebooks, tablets, projetor multimídia, televisão, impressora, mobiliário, aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos necessários ao funcionamento da unidade. A entrega realizada em Parnamirim dá continuidade ao cronograma de expansão do programa, que teve início na terça-feira (23), com a inauguração de uma unidade em Vertente do Lério, e seguirá na sexta-feira (3), com a implantação da Casa das Juventudes em Serrita.

Para a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles, a iniciativa representa um avanço na consolidação da política pública de juventude em Pernambuco. “Nosso objetivo é fortalecer a gestão municipal das políticas de juventude e o Programa funciona como esse ponto de articulação entre Estado e município, oferecendo estrutura para que as ações deixem de ser pontuais e passem a integrar uma política pública permanente, com planejamento e alcance territorial. Quando fortalecemos a estrutura local, criamos condições para que as ações tenham continuidade, dialoguem com a realidade de cada território e alcancem quem mais precisa”, destaca.

O processo de adesão ao Programa foi lançado pela governadora Raquel Lyra em setembro de 2025 e segue disponível para os 184 municípios pernambucanos, além do distrito estadual de Fernando de Noronha. Para participar, é necessário possuir um Conselho Municipal de Juventude formalmente instituído, indicar um(a) gestor(a) responsável pela política municipal de juventude e disponibilizar um espaço físico adequado para a implantação da Casa das Juventudes. Após o cumprimento dos critérios e da análise técnica realizada pela SCJ-PE, o município passa a integrar a política estadual e recebe o kit de equipagem destinado ao funcionamento da unidade.

Com a entrega em Parnamirim e a inauguração prevista para Serrita, Pernambuco segue ampliando a rede estadual da Casa das Juventudes e reforçando o compromisso do Governo do Estado com a interiorização de políticas públicas permanentes, criando condições para que mais municípios disponham de estruturas adequadas para promover oportunidades, participação social e desenvolvimento para adolescentes e jovens pernambucanos.

Verifique também

Moradores de Banabuiú formam filas para comprar água após facção extorquir distribuidoras

Membros de organização criminosa atuante no Município têm cobrado taxas para que os comerciantes possam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online