Funase inscreve mais de 230 socioeducandos no Encceja e no Exame Supletivo

Concluir os estudos e ter acesso o diploma escolar é um direito dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa e, para viabilizar essa conquista, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) inscreveu 269 socioeducandos no Exame Supletivo e 230 socioeducandos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), ambos na modalidade para pessoas privadas de liberdade (PPL).

O Encceja é uma avaliação realizada a nível nacional que oferece um certificado de conclusão escolar aos jovens e adultos que, por algum motivo, tiveram sua jornada escolar interrompida ou atrasada. Para adolescentes com mais de 15 anos que têm até o 9º ano incompleto é oferecido o certificado de conclusão do Ensino Fundamental, enquanto para os jovens com mais de 18 anos que têm até o 3º ano médio incompleto é oferecido o certificado de conclusão de Ensino Médio. A prova ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro.

Já o Supletivo acontecerá no dia 21 de outubro e tem a finalidade de possibilitar aos jovens que ainda não conseguiram finalizar a vida escolar a chance de dar continuidade e concluir os estudos em tempo hábil.

A coordenadora operacional do Eixo Educação da Funase, Bárbara Fragoso, explica que “a educação é um dos pilares fundamentais para a integração social do socioeducando e redução da reincidência, fornecendo as bases para que eles possam construir um futuro diferente e mais promissor. Além disso, muitos empregadores exigem o Ensino Médio completo como requisito mínimo para trabalho e a certificação é um passo crucial para que  esses jovens possam competir em igualdade de condições no mercado de trabalho”, pontuou.

Vale ressaltar que os socioeducandos são inscritos na modalidade “PPL”, o que garante a pessoas que se encontram privadas de liberdade o direito a realizar exames dentro de suas especificidades. A modalidade é uma ferramenta fundamental para assegurar que jovens que estão passando pelo sistema socioeducativo possam completar os estudos básicos e, assim, alcançar não somente o mercado de trabalho como também o ensino superior.

Verifique também

Mais de 298 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas em Pernambuco

Mais segura, unificada e com o CPF como referência, a Nova Carteira de Identidade Nacional …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *