Em atenção a reportagem publicada nesta data pela Folha de S. Paulo sobre doações efetuadas pela Codevasf, a Companhia esclarece:
1. Informações sobre todas as doações realizadas pela Codevasf são publicadas no Diário Oficial da União, o que assegura plena transparência aos processos de transferência de bens para beneficiários.
2. Não houve decisão deliberada de qualquer agente público com vistas à não publicação de dados no site da Codevasf. A indisponibilidade temporária de informações nesse site deve-se a questões meramente técnicas relacionadas à implantação de um novo sistema de gerenciamento de doações, iniciada em 1º de agosto de 2023. Não obstante, como informado no item anterior, esses dados encontram-se disponíveis para consulta imediata no Diário Oficial da União. O novo sistema apresentará melhorias em termos de celeridade, transparência e controle.
3. Em razão do processo de implantação do novo sistema, a extração de dados consolidados sobre as doações realizadas em 2024 encontra-se em processo de validação e estará disponível a partir de setembro. O procedimento é necessário para que se assegure a integridade das informações.
4. Todas as doações realizadas pela Codevasf em 2024 estão de acordo com as disposições da legislação eleitoral.
5. A Codevasf lamenta que a uma questão meramente técnica tenha sido dada a interpretação de que houve decisão pela redução de transparência, o que nunca ocorreu.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação | Codevasf