O grito de dor dos produtores rurais do Sistema Itaparica não ecoa no Palácio do Alvorada

É como se o Palácio do Alvorada fosse totalmente blindado contra o grito de dor dos produtores rurais que moram nos perímetros irrigados do Sistema Itaparica. Já se vão quase 40 anos e parece que ninguém ainda se deu conta da gravidade do problema. Do início da luta até então, se passaram vários presidentes da República: José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer, Jair Bolsonaro e Lula para o 3º mandato.

As coisas foram se agravando a cada ano; em 2015, ganharam proporção incontrolável. A então presidente da República, Dilma Rousseff, atrasou pagamentos junto à Neoenergia. Em março de 2015 aconteceu o primeiro corte de energia elétrica, consequentemente o primeiro protesto com bloqueio de rodovias federais. Os anos foram se passando e os problemas se tornando cada vez maiores, não muito diferente das autoridades do governo federal, que parecem alheias a tudo isso e nada sensíveis.

Na semana que se passou, o sertão se comoveu com o grito de dor dos produtores rurais do Projeto Brígida em Orocó, homens e mulheres de todas as idades pedindo socorro. Tudo que essa gente quer é apenas trabalhar e produzir, ajudar o sertão e Pernambuco a se desenvolver cada vez mais. “Nós somos filhos da luta, não vamos desistir do nosso pedaço de chão”, disse uma jovem que é filha de agricultor. As famílias dos Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica não pedem favor, e sim o direito de trabalhar em paz.

A situação referente às manifestações desta semana, a princípio, parece que foi resolvida. A pergunta que se faz neste momento é: até quando os produtores vão poder dormir tranquilos? Quando será o próximo corte de energia? Por que será que o governo federal não resolve isso de uma vez por todas? Até quando vamos conviver com esse tipo de humilhação? São perguntas dos próprios produtores rurais, que merecem todo respeito das autoridades do governo federal, e que cada pergunta seja respondida.

O governo federal não pode fazer de conta que não está vendo nada; Lula tem obrigação de encontrar uma saída definitiva para seus companheiros dos Perímetros Irrigados. Essa é a esperança de todas as famílias que moram nos perímetros irrigados, principalmente daquelas que estão cansadas por conta da idade e, mais ainda, da luta que não foi iniciada por elas “Nós estamos confiantes no presidente Lula; ele vai anunciar uma medida para nunca mais irmos com nossas crianças bloquear pistas”, disse um agricultor.

Verifique também

PRF informa nova interdição na BR-116 em Abaré por falta de energia

A Polícia Rodoviária Federal informou que uma nova manifestação está sendo realizada no Km 9 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online